Notícias
Urgente!: Talking Heads, então era isso? (e Seun Kuti e Thundercat no Brasil)
RESUMO: Talking Heads lançam clipe e deixam fãs iguais a cachorro que caiu do caminhão de mudança. Já Seun Kuti (out/nov) e Thundercat (ago) vêm ao Brasil com shows confirmados em várias cidades. Afrobeat, groove e homenagem à Tropicália no radar!
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução YouTube (clipe Talking Heads) e Kola Oshalusi/Divulgação (Seun Kuti)
Se você esperava que o tal anúncio que os Talking Heads iriam fazer nesta quinta (5) fosse um show, uma turnê ou pelo menos uma live, pode tirar o cavalinho da chuva. Os quatro na verdade aproveitaram o aniversário dos 50 anos de seu primeiro show para lançar o primeiro clipe oficial do hit Psycho killer.
O vídeo tem direção de Mike Mills (o de filmes como Sempre em frente e Mulheres do século 20) e traz a atriz Saoirse Ronan interpretando uma mulher que sofre com uma rotina massacrante, um dia a dia repleto de tédio e uma carga mental daquelas. Aquela imagem do sol brilhando que você viu no Instagram da banda aparece diversas vezes no clipe, e representa mais um dia de trabalho para a personagem. E, sim, você vai ranger os dentes cada vez que aquela imagem aparecer no vídeo.
No texto de lançamento, Mills e Saoirse rasgaram a maior seda: o diretor diz que trabalhar com a banda e a atriz foi uma das melhores experiências de sua vida, e Ronan revela que cresceu escutando a música do grupo. “É realmente um sonho de infância / adolescência / vida inteira se tornando realidade. Mal posso esperar para que os fãs do Talking Heads vejam!”, conta ela.
Os fãs provavelmente vão se sentir como a criança que pediu uma bicicleta e ganhou um carrinho – mas sim, o clipe é bem legal. Veja aí.
***
Seun Kuti tá vindo aí — e não vem sozinho. O filho do mestre do afrobeat Fela Kuti desembarca no Brasil em outubro com a banda Egypt 80, aquela mesma que tocava com o pai dele nos velhos tempos, pra uma série de shows que não são só de música. Até porque, se vem da família Kuti, é música, é transe, é política (e recentemente resenhamos Journey through life, disco do irmão dele, Femi Kuti).
Ele traz na bagagem Heavier yet (Lays the crownless head), disco lançado no ano passado, com produção de Lenny Kravitz e participação de Damian Marley e Sampa The Great. No dia 29 de maio, saiu uma edição deluxe que aumentou o número de convidados: nomes como Kamasi Washington, Alborosie, Posdnuos (De La Soul) e Don Letts juntaram-se à turma.
Anota as datas: Brasília (Infinu Comunidade Criativa, 29/10), Rio (Kingston Club, 30/10), BH (local a definir, 31/10), Florianópolis (Stage Club, 1/11), Curitiba (Tork n’ Roll, 2/11) e Porto Alegre (Grezz, 5/11). Ingressos via Shotgun.
Falando nisso, quem já anunciou volta ao Brasil é o superbaixista e supercompositor Thundercat, que vem fazer shows aqui em agosto – a turnê passa por São Paulo (20/08), Rio (21/08), Porto Alegre (23/08) e Curitiba (24/08). Ligadíssimo à música brasileira, ele fez um cartaz que homenageia a arte da capa do álbum Tropicália ou Panis et circencis (disco colaborativo que reunia Caetano, Gil, Tom Zé, Mutantes e outros, lançado em 1968) para divulgar as apresentações.