Cultura Pop
Replacements entre 1985 e 1990 no podcast do Pop Fantasma
Não adianta nem tentar esquecer os Replacements. A banda meio punk/meio power pop de Minneapolis, sucesso nos anos 1980 com hits como Alex Chilton e Can’t hardly wait, já encerrou atividades há vários anos, com direito a poucos e bons retornos, mas nenhum disco novo. É até hoje considerado um nome bastante subestimado do rock, em especial por seu relacionamento mal resolvido com essa coisa chamada “sucesso”: foram pinçados por uma grande gravadora, lançaram alguns discos pela Warner (Pleased to meet me, de 1987, é tido como o melhor), mas tinha sempre uma pedra ou outra no caminho do grupo – algumas dessas pedras colocadas pelos próprios Paul Westerberg (vocalista, guitarrista, principal compositor e gênio de plantão do grupo), Bob Stinson (guitarra), Tommy Stinson (baixo) e Chris Mars (bateria).
Você deve estar se perguntando: “Mas já não houve outro episódio do Pop Fantasma Documento sobre os Replacements?”. Houve, sim, e esse é um remake (olha só!) do episódio com algumas mudanças no texto e tudo um pouquinho diferente. Se quiser ouvir o episódio antigo, ele tá aqui. Mas é assim que recontamos a história de como um dos grupos mais significativos do college rock norte-americano foi parar nas grandes gravadoras, e até hoje, anos depois de seu término, recusa-se a ser esquecido, com relançamentos, música incluídas em filmes (I will dare, da fase indie da banda, está em Guardiões da galáxia 3) e muita coisa legal. Ouça o podcast e ouça tudo dos Replacements depois, correndo.
Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Mister Data e George Belasco & O Cão Andaluz.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!