Lançamentos
Ratos de Porão: protesto contra o poderio religioso no Brasil em “Jesus nazifascista”
O Ratos de Porão acaba de lançar um single, Jesus nazifascista, independente e licenciado para o selo espanhol Beat Generation. O disquinho traz duas faixas gravadas nas sessões do álbum Necropolítica, de 2022, e cujas letras falam sobre a aproximação entre religião e política: Veneno cristão e Poço da escuridão.
Essa última, por sinal, é uma subversão de Hecatombe genocida, música gravada em 2020 pelo supergrupo Revolta, criado pela guitarrista Prika Amaral (Nervosa). Na releitura dos Ratos, o arranjo ganhou semelhanças com o de Testosterona, música do repertório do Kleiderman (projeto que Sergio Britto e Branco Mello, dos Titãs, criaram nos anos 1990). Na letra, versos como “necropolítica/narcisista/eugenia/assassina/perpetuando a morte/e a pobreza eterna/Jesus Nazifacista/protege a milícia”.
O Beat Generation já havia lançado em maio um outro disco do Ratos, o ao vivo Ratos de Porão al Kasal, “gravado em meados dos anos 90 do século 20 na tranquila ilha de Maiorca” na ocupação local conhecida como Kasal Libertari (diz o setlist.com que o show foi gravado em 11 de agosto de 1996, época em que a banda lançava o par de discos Feijoada acidente?).