Crítica

Ouvimos: Raquel – “Não incendiei a casa por milagre”

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RESENHA: Raquel estreia solo com Não incendiei a casa por milagre, disco direto que mistura rock, blues e jazz, com ecos de Gal Costa Rita Lee e Ney Matogrosso.

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Raquel Virgínia, revelada na banda As Bahias, mudou o nome artístico e hoje assina só Raquel – e estreia com o álbum solo Não incendiei a casa por milagre. Um disco direto, curto (passa por EP, com menos de meia hora e sete faixas) e que, mesmo tendo sido inspirado por Recanto, álbum primordialmente eletrônico de Gal Costa (produzido por Caetano e Moreno Veloso em 2011), é basicamente um disco de rock com pés no blues e no jazz.

Há outras referências também: o cineasta Pedro Almodovar inspirou a capa do disco, e é citado numa faixa. É Jogador de futebol, indie pop blues com herança de Ney Matogrosso, que cita “beijos almodovarianos”, numa letra que narra um caso escondido, adornada por uma boa guitarra e por um programação de bateria lo-fi, rudimentar. A faixa-título, destacando o vocal rouco de Raquel, é um blues rock com design sonoro perturbador, com baixo à frente, guitarra ágil, alguns ruídos, e lembranças tanto de Rita Lee quanto de Secos & Molhados.

Com produção justamente de Moreno Veloso e participações de Pedro Sá (guitarra), Eduardo Manso (programações), Bruno Di Lullo (baixo) e Domenico Lancellotti (bateria) – os dois últimos presentes na ficha técnica de Recanto, assim como Moreno – a estreia de Raquel traz outras duas referências fortes a Gal Costa. Monopólio, com guitarra estilingando, soa como se tivesse sido feita para a cantora de Baby, mas vem com perspectiva lo-fi. E ela também relê Autotune autoerótico, canção de psicodelia eletrônica feita por Caetano e gravada por Gal em Recanto.

Ao vivo, por sua vez, é um bolero que lembra Sergio Sampaio, tem referências a programas de auditório dos anos 1990 e fala sobre relacionamentos secretos e carregados de preconceitos (“os beijos nas travestis são dados nos esconderijos becos”). Carne dos meus versos é um blues que traz lembranças de infância e de desprotção, e Vidinha, musica pouco conhecida de Rita Lee e Roberto de Carvalho, encerra o disco com ar meio grunge, mais pesado e tribal.

Texto: Ricardo Schott.

Nota: 9
Gravadora: Almaviva Music
Lançamento: 30 de maio de 2025.

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