Lançamentos
Radar: Balance and Composure, The Armed, Sadly Sunday, La Flemme e outras novas
Por muito pouco não abrimos o radar com Rocket, o novo single do eterno astro britânico Robbie Williams. Ele não precisa exatamente de mais divulgação — afinal, estamos falando de um dos maiores nomes do pop bretão dos anos 1990/2000. Mas ele está na coluna porque fazemos questão de registrar que ouvimos, curtimos e já estamos contando os dias para o lançamento de Britpop, seu próximo disco. No mais, uma turma não tão conhecida quanto Robbie traz novidades aqui: Balance and Composure, The Armed… além de uma turma que você provavelmente vai conhecer aqui. Aumenta o volume!
Foto Balance And Composure: Reprodução Bandcamp
Texto: Ricardo Schott
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BALANCE AND COMPOSURE, “ALIVE & WELL”. “Por que comemorar? Eu quero morrer e estou falando sério”, avisa em Alive & well Jon Simmons, vocalista da banda emo Balance and Composure – por sinal, entrando em uma de suas fases mais emo, pelo visto. O grupo, que havia encerrado atividades em 2019 e decidiu voltar, lançou no ano passado seu primeiro disco desde o retorno, With you in spirit.
Já Alive & well, com acordes luminosos (apesar da letra beeeem pra baixo) é o primeiro single inédito pós-álbum, e é uma música feita antes de With you. “Esta foi a primeira música em que trabalhamos juntos quando decidimos voltar a ser uma banda. Era uma ideia que (o guitarrista) Erik (Petersen) nos apresentou em conversas iniciais sobre uma possível reunião, e eu cantei por cima dela quase imediatamente, o que deu início a todo o processo de composição de um disco”, diz Simmons. O verso do começo do texto é completado pelas frases “eu quero acabar com a conversa / você quer mantê-la viva e bem”. E fim de papo.
ROBBIE WILLIAMS feat TONY IOMMI, “ROCKET”. “Caraca, sonhei que Robbie Williams botava um jaquetão dos Misfits e saía pela rua liderando um exército de punks, ao lado de Tony Iommi tocando guitarra!”. Não, você não sonhou: isso aconteceu de verdade no clipe do mais novo hit do britânico, Rocket – na verdade Tony, que toca guitarra na música, apenas coadjuva algumas cenas com ele.
O vídeo foi dirigido por Charlie Lightening, responsável por vários clipes de Noel Gallagher e por um documentário sobre o cantor do Oasis, As it was. Robbie também aparece usando uma camisa que faz mashup do Milli Vanilli com o logo do Motörhead (por baixo da jaqueta) e se enfia numa tabuleta de homem-sanduíche para promover os ingressos de sua nova turnê.
Britpop, próximo disco de Robbie, sai no outono britânico – ou seja: entre setembro e novembro. E segundo o próprio, é o disco que ele “realmente quis fazer” quando saiu da boy band Take That. Impossível não notar: o título parece uma autozoação com o fato de bandas como Oasis e Blur terem tomado para si o debate sobre o “pop britânico” enquanto ele, Robbie – astro pop inglês de altíssima magnitude – não é considerado parte da turminha. E você já viu a capa do álbum, que zoeira?
THE ARMED, “WELL MADE PLAY”. O The Armed volta com barulho e violência. Well made play, novo single da banda e faixa que anuncia o próximo disco, The future is here and everything needs to be destroyed (previsto para 1º de agosto), é uma pancada sonora de dois minutos e dezoito segundos, misturando hardcore metálico e referências infernais de jazz. A banda avisa que o disco não será conceitual e a galera caprichou no clima primitivo dessa vez: o álbum traz “música para uma população estatisticamente rica que, por algum motivo, não consegue comprar comida ou remédios”. A ideia é mesmo soltar tudo, sem filtro.
O clipe, dirigido por Christopher Gruse, mostra dois homens engravatados saindo na porrada por causa de um… jet ski (!). Tony Wolski, criador do projeto The Armed, explica: “Enquanto buscamos distrações e pequenos confortos, somos empurrados para uma competição sem fim”. A imagem é tão direta quanto o som: barulhento, brutal, inescapável.
SADLY SUNDAY, “WIRED/EXPIRED”. Falamos recentemente do novo EP dessa banda sueca, Under new management – que mostra “um pós-punk poderoso, cheio de referências certeiras” (palavras nossas na resenha do disco, que você lê aqui). Wired/expired, primeiro single após o EP, põe algumas notas de ficção científica e retrô-futurismo na história, com segmentos diferentes e clima surfístico-espacial. O baixo é o mais punk possível, e a guitarra tem lembranças de bandas como Agent Orange.
SILVER MAGPIE, “APOLOGETIC”. “Pense em algo entre Bowie, The Strokes, Interpol e MGMT, com um toque de suavidade de Clairo”, diz esse projeto-de-um-homem-só vindo de Guadalajara, México, que une synth pop, vibes próximas do dream pop e paixão latina na hora de abordar emoções complexas e temas do dia a dia.
A sonhadora e colorida Apologetic, que já ganhou clipe, adianta o primeiro EP do Silver, que sai em julho. E a julgar por ela e pelo material que o projeto já divulgou, é para esperar bastante variedade musical e experimentações a cada lançamento. “Um dos meus maiores desafios como artista tem sido encontrar o público certo. Meu som não se encaixa perfeitamente em um único gênero”, conta.
LA FLEMME, “SANS FOND”. O La Flemme vem da França e mantém o idioma local em suas composições – um feito notável, considerando que muitas bandas francesas e italianas atuais optam pelo inglês. O quarteto de indie rock combina guitarras pesadas com momentos de delicadeza em Sans fond, uma das faixas de destaque do disco de estreia, La fête.
O clipe da música funciona como um mini episódio de série, acompanhando uma garota que precisa lidar com o assédio insistente de um indie bigodudo. O vídeo se desenrola em cenários como um lago, um parque de diversões, um show do La Flemme e uma escapadinha para curtir um som.