Crítica
Ouvimos: Saya Gray, “Saya”
Cantora, compositora e produtora canadense, Saya Gray faz um art pop de múltiplas camadas – com toques folk, ecos de bandas como The Cardigans, vocais doces e burlescos, e referências que vão do jazz ao soft rock, passando até pelo yacht rock. Seu segundo álbum, Saya, é um pop moderno, inventivo, bastante variado, gravado de forma caseira, com poucas mãos – mas muito cérebro. Um disco que soa como algo feito para ser descoberto por acaso no TikTok – e permanecer.
De fato, as mãos que criaram Saya são poucas – o material é composto por ela, que a exemplo de Billie Eilish, forma uma dupla de produção com o irmão (Lucian Gray). A veia jazzística do trabalho não é por acaso – o pai, Charlie Gray, foi trompetista de artistas como Ella Fitzgerald, Aretha Franklin e Tony Bennett, a mãe é professora de música, e a própria Saya tocou jazz na adolescência. Tudo isso ajuda a moldar um pop que, em vez de apenas seguir detalhadamente as tendências, tenta encontrar um espaço próprio dentro delas. Em Cats cradle!, uma vinheta do disco, ela provoca: “desde quando a fama substituiu a grande arte?” – uma pergunta retórica, que soa como crítica, confissão e dilema do pop contemporâneo.
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Saya é um álbum de indie-blues-rock em faixas como Thus is why (I don’t spring 4 love), com teclados em looping, guitarra slide e efeitos espaciais no final. Em Shell (of a man), ela flerta com o country indie em clima de cabaré, de café-teatro. O soft rock aparece em Puddle (of me), enquanto Line back 22 tem aquele ar de pop elegante, com um leve toque blues e beats quase artificiais. De modo geral, o disco mostra que Saya e o irmão entenderam bem como se alinhar nas fileiras do pop perturbador.
Violões estão em destaque em várias faixas – do r&b folk de How long can you keep up a lie? à espacial 10 ways (to lose a crown), duas músicas que servem como pontes no álbum. Já Exhaust the topic surpreende com uma virada do soul-folk ao rock pesado, num clímax que lembra as guitarras de Prince. Lie down…, no encerramento, é um reggae estranho, com uma bateria que soa como efeito especial, numa vibe sonora abafada típica dos anos 1970 – até que tudo se dissolve em um som de transmissão espacial.
Em Saya, Saya Gray mostra autenticidade e personalidade mesmo ao lidar com tendências que estão por toda parte (quantos discos recentes já citaram yacht rock e soft rock como referência? Vários, certo?). O álbum tem aquele feeling de art pop bem sacado, com inteligência para soar diferente sem parecer forçado – e isso rende boas e inesperadas recompensas para quem ouve com atenção.
Nota: 8,5
Gravadora: Dirty Hit
Lançamento 21 de fevereiro de 2025.