Crítica
Ouvimos: Gabriel O Pensador, “Antídoto pra todo tipo de veneno”
- Antídoto pra todo tipo de veneno é o primeiro disco de inéditas em onze anos de Gabriel O Pensador. O disco é uma produção independente – é o segundo álbum “sem gravadora” do cantor, já que em 2012 saiu Sem crise.
- A lista de participações especiais inclui Armandinho, Makua Rothman, surfista havaiano de ondas grandes, compositor e cantor, Black Alien, Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Sant e o DJ Papatinho. Lulu Santos e o rapper Xamã participam de Cachimbo da paz 2, que ressucita o cacique morto na prisão de Cachimbo da paz, sucesso de Gabriel de 1997.
- “Espero que algumas músicas desse álbum ajudem a nos lembrar a razão de estarmos aqui, por que o rap existe e qual o propósito da nossa arte. Não é fazer música por fazer. É sermos originais e cada um buscar o seu estilo e traduzir a sua verdade musical”, diz o cantor.
Apesar de Gabriel O Pensador falar de seu pioneirismo no rap em Profecia, faixa de abertura desse Antídoto, o hip hop nacional não é cria dele, claro. Já vinha do começo dos anos 1980, com o break paulistano de Black Juniors, as primeiras iniciativas de Thaíde, os dançarinos na Estação São Bento. Já houve até um rapper branco fazendo uma tentativa de estourar antes dele (ninguém menos que o hoje produtor Rick Bonadio, na dupla Rick & Nando, que gravou um LP ilustre e desconhecido em 1989). Só pra esclarecer.
Mesmo com a informação meio truncada, vale ouvir a (boa) faixa com atenção e celebrar o que de fato aconteceu: a partir de 1992, quando Gabriel surgiu, as rimas e batidas entraram para o léxico do pop nacional, com o rapper dizendo que queria vender mais discos que Zezé Di Camargo & Luciano, estourando hit atrás de hit e dando ao estilo musical um ar descontraído e crítico, conectado à MPB e ao rock brasileiro, diferente do tom guerrilheiro do rap paulistano. Aliás vale escutar Antídoto pra todo tipo de veneno pelo que ele é de fato: um disco excelente e comemorativo, que volta ao passado de Gabriel como se fossem pílulas ou crônicas (espalhadas pelas novas faixas). E uma renovação, com feats bacanas (Black Alien e Xamã entre os melhores) e sons unindo hip hop e trap.
Algumas letras de Antídoto voltam no passado de Gabriel. Tem até um Cachimbo da paz 2, com Xamã e Lulu Santos (também presente no hit original do disco Quebra-cabeça, de 1997), além de raps que, usando a imaginação, podem ser encaixados no passado recente de artista-sem-gravadora de Gabriel, como Nunca tenha medo (com Black Alien, dos versos “não despreza quem te preza/quando a gente tá na merda é que geral desaparece ou pisa”) e Firme e forte. Não há nada parecido com o sexismo de faixas como Lôraburra (que ele não vem cantando mais em shows) e Nádegas a declarar, vale citar.
O curioso é constatar que, numa das voltas que o mundo deu recentemente, muita coisa do som que Gabriel fazia nos anos 1990, como os flertes com reggae, r&b e surf music, passou a fazer mais sentido diante do cenário nacional atal – que inclui trap, uniões entre funk e rap, folk pop, etc. Daí parece ser um excelente momento para lançar músicas como Liberdade (com Armandinho) e a surfística Obrigado mar por tudo isso. Mas tem ainda o clima tenso e grave de Boca seca, com feat do rapper carioca Sant. E o encerramento com Topo do mundo/Fundo do poço – um texto forte sobre o lado destrutivo do sucesso, contando uma história que faz lembrar direto de Kurt Cobain e Amy Winehouse.
Gravadora: Independente
Nota: 8
Foto: Reprodução da capa do álbum