Crítica

Ouvimos: Finneas, “For cryin’ out loud!”

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  • For cryin’ out loud! é o segundo álbum de Finneas, irmão (e parceiro, e produtor) de Billie Eilish. O disco foi revelado pela primeira vez numa reportagem da Rolling Stone, na qual Finneas disse que dessa vez queria que seu disco fosse hipercolaborativo, já que se sentiu “solitário” fazendo o primeiro álbum. E ele também achou que o primeiro disco saiu “apenas OK”.
  • O músico avisou também que For cryin’ out loud! surgiria “afastando a mentalidade do produtor de quarto e partindo para um ambiente clássico de estúdio/banda”.
  • No disco novo, Finneas apresenta uma única música individual, Starfucker. O restante foi composto ao lado da turma que tocou no disco: Aron Forbes (baixo, guitarra), David Marinelli (percussão, teclado, programações), Lucy Healy (vocais, teclados), Matthew Fildey (guitarra, synth), Miles Morris (bateria e guitarra-barítono) e Sam Homaee (teclado, percussão, guitarra).

Muita coisa mudou no front de Finneas nos últimos anos – e nem precisa perguntar muito o motivo, levando em conta o sucesso de sua irmã (Billie Eilish, cuja carreira surgiu com as produções-musicais-de-quarto que ela fazia com ele). Era evidente que o segundo álbum solo de Finneas viria com uma produção muito melhor. Além de um foco muito maior em mostrar que por trás do produtor e do “irmão de Billie Eilish” há um artista talentoso, variado e classicamente pop. For cryin’ out loud! vai nessa linha, e foi trilhado no corredor de um som mais adulto e menos (digamos assim) “Brat summer”, mas trazendo elementos que jogam nos dois lados.

Também era evidente que ao contrário do EP Blood harmony (2019) e do álbum de estreia Optimist (2021), Finneas não encararia sozinho a missão de dar prosseguimento à sua carreira. Ao contrário de seus discos anteriores, que eram blocos-do-eu-sozinho, o material de For cryin’ out loud! foi feito coletivamente por Finneas e a turma que foi para o estúdio com ele. Enquanto os discos anteriores ainda não se diferenciavam totalmente, em termos de produção e até composição, do trabalho com Billie (e vá lá, soavam bem menos interessantes que os álbuns da irmã), o novo disco viaja por várias noções de pop, dando atenção especial às mesclas com power pop, soul, soft rock setentista, sons oitentistas e coisas parecidas.

Até um skazinho folk alegre com refrão meio Coldplay (mas o Coldplay dos primeiros anos, calma!) surge entre as faixas, Cleats. O disco é aberto com uma balada tristinha e grandiloquente de piano, a atrevida Starfuckers, mas joga na cara do ouvinte um provável futuro hit de rádio adulta, o new jack swing What’s it gonna take to break your heart?, com base de guitarra lembrando Spandau Ballet e Simply Red – que por sua vez chuparam só uns 15 guitarristas e arranjadores de soul dos anos 1970, lógico.

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O lado que aponta para o folk-rock inglês dos anos 1990/2000 (meio do qual justamente o Coldplay surgiu) traz ainda faixas como Little window, Family feud e Same old story. É a faceta menos atrativa de For cryin’ out loud!, que ainda traz um bubblegum de rodinha de violão (2001), um indie rock coolzaço e descolado que lembra uma mescla de Artic Monkeys e Tears For Fears (Sweet cherries, que ganha “parte 2” como nas músicas novas de Billie, com interlúdio de piano e voz, e final em clima hyperpop) e um quase-popzão de boyband (a faixa-título). No final, a música mais anos 1980 do disco, Lotus eater, mirando o som britânico da época, mas com vocais de soft rock. Agora deu certo para Finneas.

Nota: 8
Gravadora: OYOY/Interscope

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