Crítica

Ouvimos: Felipe Aud, “Acumulado”

Published

on

  • Acumulado é o primeiro álbum de Felipe Aud, designer, paulistano, 42 anos. Felipe sempre compôs e nunca havia gravado um disco – e como acumulou canções esse tempo todo, o título do disco só poderia ser este.
  • Na produção e nos arranjos, trabalharam Dustan Gallas e Junior Boca, conhecidos por colaborações com artistas como Céu, Otto, Barbara Eugênia, Tatá Aeroplano, Cidadão Instigado e outros.
  • Felipe define o disco como “MPB de garagem”. “Embora tenha as referências brasileiras tradicionais, também bebe no caldo do rock, do eletrônico, do pop e um pouco do cabaret, de um jeito simples e caseiro”, diz.

O material do disco de Felipe Aud vem realmente de um acúmulo de canções guardadas por vários anos. O filtro de Acumulado vem pela maneira enviesada e diferente que a MPB paulista tem de contar histórias e de encarar o próprio processo de fazer música – características que surgem no som dele.

É isso o que dá o tom em faixas como a crônica abolerada Caminhão passou (com os versos: “coração parou e nunca mais bateu/além da saudade de você e eu”), o dream-pop samba Era o que me entreteu e me levou pra além do céu, a balada folk-rock Ficou sim e o synth pop Eu fiquei pensando  – esta, por sinal a melhor do disco. Ou na abertura, Saturday night, um samba com cara de Jorge Ben, Gilberto Gil e Mundo Livre S/A. Em várias faixas, o uso de teclados lembra mais um músico solitário (tipo “fulano e seus teclados”) tentando animar uma festa, só que com canções introspectivas e existenciais, influenciadas tanto por jovem guarda quanto pelos cantautores da MPB e do folk.

Prosseguindo no disco, Habemus evoca uma mescla de Raul Seixas e Jupiter Maçã, só que com vocais graves, e letra quase meditativa. Vem vem vem, com letra repleta de questionamentos, é outra faixa que responde pelo lado mais eletrônico e dançante do disco. Felipe também traz um som simultaneamente pop e experimental para seu som, em faixas como o folk rock Pés de bumbo, a moda de viola blues Bem mais dentro da minha habitação e a sombria e psicodélica Inverno em comum.

Encerrando o álbum, vem a faixa-título – que lembra um histórico dos bastidores do repertório, das músicas que eram acumuladas e esperavam para sair. Provavelmente o material de Acumulado foi feito em momentos diferentes da vida de Felipe (ele conta que a maioria foi feita há mais de duas décadas), e tudo no disco parece carregado de histórias e memórias pessoais, reveladas em flashes distribuídos pelas letras.

Nota: 8,5
Gravadora: Independente

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

 

Trending

Sair da versão mobile