Crítica

Ouvimos: Anna Ratto, “Vison negro”

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Com raras exceções, disco não é filme para ter parte 2. No caso de Vison negro, novo disco de Anna Ratto, ele é a “parte 2” de um álbum lançado pela cantora em 2021, Contato imediato, dedicado à obra de Arnaldo Antunes. Mas felizmente, Vison negro, mais um mergulho na obra do ex-titã, está entre as exceções citadas no começo do texto, e confirma a regra inserindo bastante força no repertório relido (e lançado com exclusividade, já que há cinco faixas inéditas feitas especialmente para o disco).

Isso acontece até mesmo quando Anna comete ousadias, como a de resgatar Um branco, um xis, um zero, parceria de Arnaldo, Marisa Monte e Pepeu Gomes imortalizada na voz de Cássia Eller – e que aqui volta fiel ao rock-MPB dos anos 1990, da qual o co-produtor Liminha (que divide a função com Kassin) fez parte trabalhando com Titãs, Cidade Negra e outros nomes. Aliás, vale informar que o disco, inicialmente pensado como um EP, surgiu justamente da própria tour de Contato imediato, já que o set list foi ganhando outras músicas ao longo do tempo.

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Um detalhe que já vinha sendo revelado na história de Anna, e que surge com força em Vison negro, é que, partindo da MPB, ela chegou a um design sonoro bem mais próximo do rock. É o que surge na faixa-título, um blues-rock que depois se torna um som indie na onda dos White Stripes. E em Melhor não enfeitar, country-rock com cara de Raul Seixas, surgido de uma parceria entre Arnaldo, Paulo Miklos e Liminha. E também no ligeiro noise blues de Se tudo pode acontecer (de Arnaldo, Alice Ruiz, Paulo Tatit e João Bandeira).

Lágrimas no mar, do ex-titã com Pedro Baby, João Antunes e Marcia Xavier, é uma balada com cara beatle e uma slide guitar que remete a George Harrison. E uma curiosidade é Não temo, um power pop feito por Arnaldo e pela própria Anna, com bateria lembrando os ataques de Dave Grohl na cozinha de Smells like teen spirit, hit do Nirvana. O lado mais eminentemente MPB do disco, por sua vez, é exposto em faixas como a ciranda Bam bam bam (música que lembra bastante o som de Hyldon, parceiro de Arnaldo e Céu nesta faixa), e também no pop-reggae Dança – que é a cara de Marisa Monte, compositora da faixa com Arnaldo.

Um outro destaque é a popíssima Todo dia e toda hora com você, que a exemplo de Lágrimas no mar, tem algo de composição beatle – e tem os vocais divididos por Anna e Fernanda Takai. Uma música feita por Arnaldo com Marcelo Jeneci, Betão Aguiar, Fefê e Junix, e que chega a Vison negro com cara de sucesso, por sinal.

Nota: 9
Gravadora: Biscoito Fino
Lançamento: 11 de abril de 2025.

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