Cultura Pop

O começo do Public Image Ltd no podcast do Pop Fantasma

Published

on

John Lydon, criador do Public Image Ltd, está bem longe de ser um cara gente fina pra cacete, um sujeito boa praça e um cara tranquilo de se trabalhar junto. No começo da carreira, ele era o tipo de artista que falava mal de quem queria falar (mesmo que fosse sua gravadora ou empresário), era desagradável com qualquer pessoa que o desagradasse e testava a paciência de praticamente todo mundo no mercado da música. Uma turma enorme se sente cheia de razões para achar o ex-cantor dos Sex Pistols um imbecil – e essa turma inclui colegas, fãs, executivos de gravadora, etc.

Hoje, no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, a gente prefere mostrar que, durante um bom tempo, não houve ninguém mais provocador e ousado no universo da música do que Lydon. Em 1978, rompido com seu ex-empresário, Malcolm McLaren, e de saco cheio dos Sex Pistols, ele foi fazer música esquisita e perturbadora com sua nova banda, o Public Image Ltd. E gravou dois discos, First issue (1978) e Metal box (1979), que vão além das noções de “música pop” e “música do mainstream”, com ruídos, provocações, letras aterrorizantes e experimentações de estúdio. Depois desse episódio, a gente recomenda que você ouça esses dois discos em sequência, e vá fundo na discografia do PiL. Bora lá?

Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Italia 90 e Gaspacho.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Arte: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta!

Trending

Sair da versão mobile