Crítica
Ouvimos: Men I Trust – “Equus caballus”
RESENHA: Men I Trust lança Equus caballus, segunda parte de Equus asinus, com som mais inspirado, misturando pop oitentista, punk, soft rock e vaporwave.
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A gente acabou não contando a trajetória do Men I Trust quando resenhamos o disco Equus asinus há alguns dias. Hora de corrigir isso: o grupo nasceu em 2014, no Canadá, como uma iniciativa independente dos músicos Dragos Chiriac e Jessy Caron. No começo, o som era todo instrumental, com forte pegada eletrônica. Mas tudo mudou – e se encaixou – de vez com a entrada de Emma Proulx, que trouxe não só vocais delicados, mas também uma presença marcante e etérea musicalmente.
Desde então, a identidade sonora do Men I Trust se firmou: minimalismo, atmosferas suaves e aquele clima meio sonhador que virou a assinatura da banda. Hoje, Emma acabou virando o rosto mais visível do projeto – tanto que em boa parte das imagens de divulgação, só ela aparece, quase como se fosse um trabalho solo disfarçado. E 2025 tem sido um ano extremamente produtivo para a banda, com três álbuns lançados: em 11 de fevereiro saiu o ao vivo Forever live sessions vol.2 (o volume 1 saiu em 2020), em 19 de março saiu Equus asinus, e no dia 6 de maio chegou às plataformas esse Equus caballus. Por sinal, um disco bem mais interessante que o anterior.
A mescla de folk desolado, pop barroco, som lo-fi e trilha de soft porn das antigas do disco anterior… foi uma boa ideia, mas não desceu tão bem, com um número considerável de músicas cansativas. Equus caballus, o “outro lado” do álbum anterior, é um disco de pop adulto fundamentado nos anos 1980, no punk e no soft rock. Uma mistura que parece bem abilolada, mas que rende frutos bem legais no álbum, como a onda vaporwave de To ease you; o som na cola do Fleetwood Mac do álbum Tango in the night (1987) de Come back down; o r&b esparso, lembrando versões indie de Sade e Stevie Wonder, de Hard to see e Another stone.
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Mas aí estamos falando do começo do disco, porque lá pelas tantas acontece algo bem peculiar em Equus caballus, que vira para o pós-punk ruidoso, embora com alma soft rock, de Husk, para o indie pop de Carried away e para uma espécie de new wave versão Factory Records em Where I sit. Já In my years, tranquila e com teclados macios, parece coisa do Legião Urbana Dois. E o som vira para o noise pop, com herança de Pixies, em Worn down e no single de 2023, Billie toppy, incluído aqui.
Quem tem saudades de Equus asinus vai encontrar algo parecido na curtinha Eris (Wait), que encerra o álbum – com clima de soul misterioso, como num tema de série policial. Muita gente veria falta de foco em Equus caballus, mas é uma vibe mutante que faz bem aos ouvidos numa época de IA e algoritmo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de maio de 2025.