Lançamentos
Isolation: punk assustador e quase psicodélico da França
O som do Isolation, uma banda nova da França, assusta. E muito. Raphaël Balzary, criador do grupo, ex-vocalista do furioso We Hate You Please Die (cujo disco mais recente foi resenhado pelo Pop Fantasma aqui) decidiu montar a banda ao lado dos integrantes do grpo Cheap Teen (Julien, Lounès, Enzo e Cyprien). O grupo lançou um EP no começo do ano, Creature lies, e traz um som autodefinido como “do pós-punk ao pop, passando pelo garage e muitas outras coisas”.
Apesar do nome, não se trata de uma referência ao Joy Division – que, você deve saber, tem uma música chamada Isolation (bom, John Lennon também tem…). “Na hora de escolher o nome, um dos caras sugeriu Isolamento . Teve um eco e um significado sérios”, contou Balzary ao site francês Rock&Folk. Na verdade, as influências do novo grupo estão mais para Fontaines DC, Nine Inch Nails e Eels, como fazem questão de afirmar.
A ideia original de Balzary era “uma espécie de suíte espiritual, tocar composições antigas e acrescentar coisas novas, sempre na mesma linha, catártica, urgente e terna ao mesmo tempo”, contou. No release, ele acrescenta que agora “cada momento de doçura é pago, as emoções agora são livres, a raiva é a figura de proa”. Boa parte do material do grupo, nas letras, une introspecção e intensidade, e faz uma “análise crítica da percepção de doença mental em nossa sociedade, psicofobia e solidão”.
Creature lies tem uma canção de tom quase gótico, como Sanism, marcada por vocais que soam desesperados, todos em inglês (com algum sotaque francês), e por riffs de guitarra associados ao novo punk britânico (Shame, Fontaines DC). Creature lies, a faixa-título, explora um lado que pode ser associado ao próprio Joy Division, até que começa uma gritaria e a música explode num design sonoro punk. Wait + erased abre com riff de surf music, e se torna quase uma mescla de Pink Floyd (fase Syd Barrett) e Bauhaus. Ouça em alto volume aí embaixo.
- E esse foi um som que chegou até o Pop Fantasma pelo nosso perfil no Groover – mande o seu som por lá!
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.