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Images 1966–1967: Bowie entre Ziggy e Aladdin Sane

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Entre The rise and fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars (1972) e Aladdin sane (1973), rolou um lançamento – ou melhor, um relançamento – de David Bowie. Para muitos fãs, Bowie tinha aparecido do nada, sendo que alguns pelo menos se recordavam de Space oddity (hit de 1969) e outros já tinham sido devidamente apresentados ao disco Hunky dory (1971). Mas o material de Images 1966-1967, o tal disco do relançamento, era anterior e bem mais obscuro.

O LP duplo lançado pela London trazia o material que Bowie havia deixado gravado entre 1966 e 1967 na Deram (subsidiária da Decca, filial britânica da London). O cantor gravara na Deram o primeiro álbum, David Bowie, de 1967, e um punhado de singles, e a gravadora já havia se aproveitado do sucesso inicial do cantor, pouco depois de Space oddity, lançando a coletânea The world of David Bowie (1970). Em compensação, era a primeira vez que o público americano tinha empacotadas as músicas do comecinho da carreira dele. Para o horror de Bowie, claro, já que o cantor sempre detestou músicas como The laughing gnome e, anos depois, quando mandou remasterizar todos os seus discos, a estreia David Bowie não aparecia ao lado de clássicos como The man who sold the world.

O problema é que havia muito interesse pelo material de Bowie naquela época nos EUA. Tanto que em 1973, a relançada Space oddity gerou o primeiro Top 20 do cantor nos Estados Unidos. E houve também naquela época o relançamento do… single da mal-amada The laughing gnome. No lado B, a mesma música do lado B do single de 1967, The Gospel according to Tony Day (também incluída em Images).

Pra tirar suas próprias conclusões sobre se essa música é boa ou não, ouça aí. Nós entendemos a antipatia de Bowie, especialmente quando entra a voz de gnomo, no estilo Alvin & Os Esquilos. Poderia parecer uma paródia de Syd Barrett e do Pink Floyd do começo, embora o disco de estreia do Floyd, The piper ate the gates of dawn, só tenha sido lançado alguns meses depois.

Fizeram uma playlist com o repertório de Images, que por sinal ganhou uma edição caprichada em CD no Japão. Quando saiu em 1973, ele foi direto para a posição 144 na parada da Billboard. Ah, o disco originalmente tinha capa de Neon Park, desenhava para revistas como National Lampoon, e que fez capas de discos como Weasels rippled my flesh, de Frank Zappa.

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