Cultura Pop
E o aniversário de “Standing on a beach”, do The Cure?
Standing on a beach (ou Staring at the sea, na edição em CD), coletânea do The Cure, vai completar 37 anos no dia 15 de maio. E chega à data não-redonda fazendo parte daquele clube restrito das coletâneas que servem praticamente como discos de carreira – aliás muita gente considera esse álbum lançado em 1986 como “meu disco preferido do Cure”, ainda que as músicas pertençam a épocas diferentes do grupo. E, em alguns casos, sejam bem pouco parecidas entre si, já que é um disco que mistura o clima pós-punk de Boys don’t cry, ao tom aterrorizante de The hanging garden, Charlotte sometimes e A forest, e ao lado pop de The lovecats e Close to me.
O disco não era a primeira coletânea do Cure – já havia o compilado de singles Japanese whispers, de 1983. E surgiu numa época em que o Cure não apenas era uma banda grande, como já estava para buscar outros caminhos. O contrato de Robert Smith e seus colegas com a Polydor (que controlava o selo Fiction) estava para expirar e havia a possibilidade de uma ida para a Virgin. Smith preocupava-se com a possibilidade de a Polydor lançar uma coletânea da banda assim que o Cure saísse de lá, e decidiu fazer tudo por conta própria.
No fim das contas, o Cure nem sequer trocou de gravadora, mas Standing acabou sendo uma excelente introdução ao passado da banda para os fãs novos adquiridos após o disco The head on the door (1985). O disco foi organizado cronologicamente e partia dos tempos quase rascunhados de Killing an arab, chegando ao Cure de 1985, meio festeiro, meio power pop. Boys don’t cry, estranhamente, ganhou nessa época uma versão regravada, que tocou muito no rádio, mas que não entrou no disco. Hits mais recentes, como In between days, estavam igualmente lá. Houve quem reclamasse da falta de raridades mais inusitadas, como o single I’m a cult hero, creditado a The Cult Hero e lançado em 1979 – e que na real, era só um projeto de Robert Smith com Simon Gallup, que ainda nem era integrante do Cure, com participação dos outros integrantes. Não fazia tanta falta.
Para os grandes fãs e recém-convertidos, valia a pena mesmo era ter a versão cassete do disco. O Cure aproveitou para testar uma das manias dos anos 1980 – a criação de repertórios diferentes para formatos diferentes. Socou todas as músicas do vinil num lado só da fita, e pôs todo o esplendor da esquisitice dos seus lados Bs no outro lado do K7 – coisas como Splintered in her head, I’m cold, A man inside my mouth e outras faixas. O CD acabou ficando só com quatro músicas a mais que o LP, incluindo Other voices, de 1981 e a recente A night like this. O VHS era Staring at the sea: The Images, com o mesmo repertório do CD, perfazendo todos os clipes do Cure lançados até aquele momento. Esse VHS nunca saiu em DVD mas está no YouTube dividindo em vários vídeos.
A edição em CD ficou um tanto quanto obsoleta depois que a obra do Cure foi explorada em box-sets e outras coletâneas. Mas marcou época e conquistou um público diferente para a banda – aliás tornou-se um lançamento sólido e importante da história do grupo, a ponto de ultrapassar qualquer outro lançamento do grupo nos Estados Unidos. O Cure depois lançaria outra coletânea, Galore (1997), mas pegando de onde Standing/Staring parou.