Cultura Pop

As duas primeiras horas da MTV

Published

on

Quando a MTV entrou no ar, dia 1º de agosto de 1981 (opa, faz 40 anos daqui a pouco), o clima era outro. Não havia aquele esquema cheio de sons e imagens acompanhando as matérias, cabeças e entrevistas o tempo todo. Aliás, levando em conta o que já vimos numas matérias antigas do Fantástico, devia rolar uma noção séria de que a imagem, na TV, cobriria tudo – não era preciso nem mesmo um BGzinho para tapar uns buracos por ai afora.

O primeiro clipe a abrir a MTV, você deve saber, foi Video killed the radio star, da banda The Buggles. Logo na sequência viria a versão pesadinha de Pat Benatar para You better run, da banda de blue eyed soul Young Rascals. E a apresentação dos primeiros VJs: Mark Goodman, Martha Quinn, Alan Hunter, JJ Jackson e Nina Blackwood. Todos se apresentavam, falavam o que iriam cobrir e, particularmente, sobrou para Goodman dar a noção básica aos telespectadores de que aquilo que iriam ver ali era absolutamente novo.

“Somos muito parecidos com sua estação de rádio favorita, mas você verá sua música favorita”, afirmou ele, fazendo questão de dizer que, após aquele primeiro dia, ninguém mais ouviria música do mesmo jeito. Errado não tava.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Conversas meio loucas na festa da MTV em 1985

A lista de primeiros clipes da MTV (tá tudo aqui) ainda incluía nomes como The Who (You better, you bet, estouradíssimo naquela época), PhD (grupo de new wave que achou seu lugar ao sol com Little Suzi’s on the up, cujo clipe estava na lista), o veterano Cliff Richard (We don’t talk anymore) e até Todd Rundgren (Time heals).

Os arena-rockers do REO Speedwagon deram azar: o clipe de Take it on the run, gravado ao vivo, foi interrompido após 12 segundos por motivos técnicos. Iron Maiden, do Iron Maiden, foi o primeiro metal tocado na emissora. E além disso, digladiavam-se pela atenção dos telespectadores nomes como Pretenders, Robert Palmer, The Cars e até o jazz-fusionista Lee Ritenour.

E a quem interessar possa, alguém subiu as duas primeiras horas da MTV no YouTube.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Trending

Sair da versão mobile