Cultura Pop

Zig & Zag: cultura pop para crianças

Published

on

O programa Zig & Zag, animado por dois fantoches no estilo Muppets, surgiu em 1987 na emissora irlandesa RTÉ. Os dois bonecos, cujos nomes verdadeiros são Zigmund Ambrose Zogly e Zagnatius Hillary Zogly, são dois gêmeos extraterrestres peludos, vindos do planeta Zog. O sucesso da dupla foi tão grande que invadiu o Reino Unido, quando, em 1992, foram parar na mesa de debatedores do matutino The Big Breakfast, do britânico Channel 4.

Os dois “interpretavam” vários personagens na TV da Irlanda (como o Capitão Joke e o Capitão Fronha), e quando foram para a Inglaterra, passaram a fazer também entrevistas com artistas. Olha eles aí com o Aerosmith.

Lembra da Patra, aquela cantora de reggae jamaicana que fez o maior sucesso nos anos 1990 (e cantou até com o Cidade Negra)? Olha eles aí batendo um papo com ela.

>>> Veja também no POP FANTASMA: The Point!: Harry Nilsson para crianças

Quando ainda era a Posh Spice das Spice Girls, Victoria Beckham também enfrentou os dois.

Em 1993, foi a vez do Blur. Os dois bonecos ficaram no The Big Breakfast entre 1992 e 1998, e retornaram para mais uma aparição em 2002.

O carisma dos dois bonecos, manipulados pela dupla Ciaran Morrison e Mick O’Hara, era tão grande que foram parar na MTV Europa. Entre 1994 e 1995 foi ao ar o Zig & Zag show, na emissora. Em 1998, o programa acabou indo parar em outra emissora britânica, a ITV.

Na MTV, obviamente, o programa era repleto de atrações que uniam entretenimento infantil e música – tranquilo em se tratando de uma dupla de bonecos que já “conversava” com músicos. E a gente começou a fazer esse texto só para mostrar a você Zig & Zag imitando Elvis Presley, e cantando sucessos.

>>> Veja também no POP FANTASMA: “Grande presença!”: Bezerra da Silva canta “A Semente” para crianças

Olha eles aí cantando Epic, do Faith No More, com voz de rei do rock.

O mesmo com Black hole sun, do Soundgarden.

E Sabotage, dos Beastie Boys.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Trending

Sair da versão mobile