Crítica
Ouvimos: Zeca Baleiro – “Piano”
RESENHA: Zeca Baleiro aposta no drama e no piano em Piano, disco com releituras e inéditas que unem melancolia, humor e experimentações sonoras.
Gravado ao lado do pianista Adriano Magoo, Piano, novo disco de Zeca Baleiro, é basicamente um disco de drama – o mesmo que Zeca imprime a todas as suas músicas, e que aqui transparece em regravações como Céu azul (Charlie Brown Jr), Não adianta (Sérgio Sampaio), Zás (música de Zeca e de Wado gravada em 2012 por Zeca no álbum O disco do ano) e até a bem humorada Ninguém perguntou por você (Letrux).
Essa carga dramática é potencializada, claro, pelo piano de Magoo. Mas invade de forma diferente a interpretação de Espinha de bacalhau (de Severino Araújo e Fausto Nilo, gravada por Gal Costa e Ney Matogrosso), uma música na qual Zeca desafia a métrica e a respiração ao cantar, e ainda toca kazoo – o final da faixa, talvez de brincadeira, ou não, vem com uma respiração forte. Uma canção no rádio, parceria com Fagner, ganha um tom sombrio e grave. Frank Sinatra, da banda norte-americana Cake, que já tinha um design rítmico incomum, ganha ares de bolero-rock.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Mais: Tem algo lá, uma das duas inéditas do disco, feita com o pernambucano Juliano Holanda, tem piano com cara nordestina. Na versão de Me deixa em paz (de Monsueto e Airton Amorim – imortalizada pela participação vocal de Alaíde Costa no álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges), o piano ritmado une-se uma percussão de boca e a raros overdubs vocais. Ninguém perguntou por você, de Letrux, tem seu tom de cabaré transformado numa onda de café-teatro.
O final tem Dia branco, de Geraldo Azevedo, transformada numa quase vinheta (e que talvez renda bem nos shows, mas aqui ganhou uma cara mais de faixa bônus) e os silêncios de Tarde de chuva, outra inédita, com Eliakin Rufino. A nova faceta de Zeca, mais adequada a shows intimistas, é uma boa reinvenção.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Midas/Saravá Music
Lançamento: 17 de abril de 2025