Videos
VÍDEO: Zé Menezes, um dos primeiros guitarristas do Brasil, em entrevista
Um dos primeiros guitarristas do Brasil (vários músicos lembram terem visto uma guitarra pela primeira vez na vida na mão dele), Zé Menezes (1921-2014) completaria cem anos de idade nesta segunda (6). Ele começou tocando profissionalmente no Ceará, onde nasceu. Passou a tocar nas rádios cariocas nos 1940, começou a gravar discos com seu grupo na década seguinte, dividiu palcos e estúdios com nomes como Radamés Gnatalli e Djalma Ferreira, e tocou nos primeiros discos de ninguém menos que Roberto Carlos. Chegou a participar de um especial do Rei nos anos 1970, e foi elogiado por Roberto por sua destreza em vários instrumentos e seus dedos ágeis. Uma de suas guitarras era um Gibson, dada a ele de presente pelo próprio guitarrista Les Paul.
Outro projeto bastante famoso que Menezes montou foi o grupo Os Velhinhos Transviados,que gravou vários LPs nos anos 1960, relendo de tudo um pouco: bossa nova, Jorge Ben, Beatles e demais sucessos internacionais. Também tocou na Orquestra da Rede Globo. Em 1976, compôs seu maior sucesso: o Tema dos Trapalhões, ouvido todos os domingos às 19h durante os vários anos que o programa durou. Participou até de um concurso na emissora para isso. Por acaso, outro dia Zé foi citado aqui mesmo no POP FANTASMA, por causa de um disco bem curioso que produziu nos anos 1980 – o único LP de um misterioso cantor chamado Galã, Raízes brasileiras, sobre o qual não há informação alguma na internet.
Bom, essa introdução é só para avisar que lembrando os cem anos de Zé Menezes, e recordando o nosso livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Vitale), eu e Leandro Souto Maior tiramos da gaveta aquela que foi a última entrevista gravada de Menezes e fizemos um vídeo, em que também conversamos um pouco sobre a importância dele para a música brasileira, e para a guitarra no Brasil. Outros vídeos virão.