Cinema

Zachariah, o “faroeste elétrico” de 1971

Published

on

Jogaram no YouTube inteirinho (mas infelizmente sem legendas em idioma algum) um curioso faroeste rocker lançado em 1971, com participações das bandas Country Joe & The Fish e James Gang. Zachariah passou no Brasil como Clamor da juventude, provavelmente para chamar a atenção para as bandas de rock que estavam no elenco, e para o fato de que a trilha sonora era delas.

O James Gang, por exemplo, aparece tocando logo nos primeiros minutos (vídeo acima). Já Country Joe & The Fish fazem o papel de uma banda fora da lei, The Crackers, exposta em cartazes de “procurado”. E começam a ser seguidos pelos personagens principais, Zachariah (John Rubinstein) e o ferreiro Matthew (Don Johnson), que querem se juntar a eles na base do “vocês tocam e a gente assalta”, só que nenhum dos dois tem vocação para fora da lei (a cena do roubo do banco, com eles e os Crackers, é bem engraçada, vale dizer).

Ambos os cowboys principais do filme têm visual “jovem”, soltam uns “yeah” como se estivessem a caminho de Woodstock e ouvem piadas homofóbicas dos outros cowboys, o que já basta para diferenciar Zachariah de qualquer outro faroeste. Aliás, o pôster de Zachariah vendia o filme como “o primeiro faroeste elétrico” do mundo. Depois dos Crackers, aparece um bandido “rápido, que já matou quatro” chamado Job Cain, interpretado pelo lendário baterista de jazz Elvin Jones. E a James Gang é a banda dele. O elenco ainda tem participações da banda psicodélica americana White Lightning e do New York Rock Ensemble, entre outros nomes interessantes.

E lá pelas tantas, Zachariah vira uma espécie de road movie místico, com o personagem-título conhecendo um sujeito que se chamava apenas O Velho (Wiliam Challee, veterano da Broadway, com quase 70 anos na ocasião do filme). Por acaso uma boa parte do roteiro teve inspiração em Narciso e Goldmund e Siddartha, livros de Hermann Hesse. Joe Massot, um dos roteiristas (e que em 1973 começou a fazer o roteiro de The song remains the same, do Led Zeppelin, mas não permaneceu no projeto), diz que passou um tempinho com os Beatles na Índia, e de lá tirou boa parte da inspiração para o filme.

Pega aí antes que tirem do ar.

Aliás, Zachariah, com o tal nome Clamor da juventude, passou na TV Tupi em 1980. E tem até comercial no YouTube.

(agradecimentos ao amigo Leandro Saueia, que falou sobre o comercial acima)

Trending

Sair da versão mobile