Cultura Pop

Will Sergeant, aquele músico experimental

Published

on

Quando tinha uns 20 anos e o Echo & The Bunnymen era uma novidade que ninguém sabia no que ia dar, o guitarrista do grupo, Will Sergeant, era um rapaz que curtia ficar trancado em casa, acompanhado de uma guitarra, uma bateria eletrônica e um gravador. E passava o dia criando peças experimentais no quarto, que eram ouvidas apenas por poucos amigos. Em 1978, bem nessa época, Will gravou uma espécie de “primeiro disco”, Weird as fish, que foi “lançado” em apenas sete cópias de fita K7, que foram dadas a amigos de Will na época, como Bill Drummond, Julian Cope, Paul Simpson e poucos outros.

“Eu sou um grande fã de Brian Eno e o acompanho desde seus dias de Roxy Music. Ele sempre pareceu ser o membro mais interessante daquela banda e sua falta de habilidade musical naquela época foi o que me fez pensar: ‘eu poderia fazer isso’. Eu posso mexer com uma bateria eletrônica e um gravador. E comecei a fazer fitas cassete de coisas experimentais inspiradas em Eno e The Residents”, confessou Will nessa conversa.

Weird as fish virou uma lenda entre os fãs do Echo até que finalmente saiu em CD e formato digital em 2003 pelo selo Burning Shed. O disco tem onze faixas, incluindo temas como Seven moons glow, Darkness, The barrel dreams e, de fato, lembra coisas mais experimentais de Brian Eno. Muita coisa do disco também já adianta as facetas mais experimentais do Echo & The Bunnymen – especialmente momentos como Happy death men, da estreia Crocodiles (1980), ou o clima atmosférico do segundo disco, Heaven up here (1981). O disco não está nas plataformas mas foi jogado no YouTube (e o download digital pode ser comprado aqui).

Quando foi lançado em CD, Weird as fish foi unido às três longas faixas de La via luonge, a trilha de um road movie maluco feito em 1981 por Bill Butt. O filme foi feito durante a primeira etapa da turnê do segundo disco do Echo, Heaven up here (1981), enquanto a banda viajava para Florença, Itália, via França e Suíça. A trilha também foi feita por Will, que se dividiu em instrumentos como guitarra e bateria. Mas esse filme (que está no YouTube) é assunto para outra ocasião.

(foto: Will Sergeatn/Wikimedia Commons)

Trending

Sair da versão mobile