Lançamentos
Wilco: single novo e disco produzido por Cate Le Bon
Líder do Wilco, Jeff Tweedy é um cara produtivo: escreve livros, grava com sua banda e com sua carreira solo (e mantém turnês com as duas), produz uma newsletter. Tem novo álbum do grupo vindo aí, e não faz nem tanto tempo assim que saiu Cruel country, o mais recente deles (que já era um disco duplo). Cousin, o próximo álbum do Wilco, está sendo aguardado para o dia 29 de setembro, e traz uma novidade: mais acostumados a trabalhar sozinhos ou com gente muito próxima, os integrantes da banda estão fazendo o álbum com Cate Le Bon na produção.
A cantora, compositora e produtora galesa já foi dica do nosso podcast (no episódio sobre a quase xará Kate Bush), tem uma carreira discográfica bem bacana (com discos como os recentes Pompeii e Reward) e trabalhou, produzindo ou dividindo trabalhos, com uma turma que inclui John Cale, John Grant, Deerhunter, Devendra Banhart e muitos outros. O site Brooklyn Vegan adianta que Cate fez a banda ousar bastante, o que inclui o uso de sintetizadores e baterias eletrônicas. “Eles podem ser o que quiserem. São muito mercuriais e há esse fio de autenticidade que flui por tudo o que fazem, seja qual for o gênero, seja qual for a sensação do disco. Não há muitas bandas que são capazes de, tão profundamente em uma carreira de sucesso, mudar tudo também com sucesso”, afirma ela.
Jeff Tweedy dá um explicação bem sui generis para o nome do disco. “Sou primo (cousin) do mundo. Não sinto que sou um parente de sangue, mas talvez seja um primo por casamento”, conta. Evicted, o primeiro single, já saiu. “Acho que estava tentando escrever do ponto de vista de alguém que lutava para defender a si mesmo diante das evidências esmagadoras de que essa pessoa merece ser posta fora do coração de alguém. As feridas autoinfligidas ainda doem e, na minha experiência, é quase impossível recuperá-las totalmente”, disse. A letra tem versos como “nunca mais vou ver você de novo/estou despejado/e mereço isso” – mas a melodia é bem alegre e ensolarada, vale dizer.
Abaixo você confere a capa e a tracklist do disco. E Evicted.
01. Infinite surprise
02. Ten dead
03. Levee
04. Evicted
05. Sunlight ends
06. A bowl and a pudding
07. Cousin
08. Pittsburgh
09. Soldier child
10. Meant to be
Foto: Peter Corsby/Divulgação