Cultura Pop
Uma conversa franca com Peter Doggett
Quer saber de Beatles, pergunte a Peter Doggett. O jornalista britânico nascido em 1957 começou sua carreira na cobertura de música em 1980 – quando, do nada, virou editor de uma revista ainda no começo, Record Collector. Sob sua direção, a revista, dirigida a colecionadores de discos, passou a fazer bastante sucesso. Na época, o próprio Doggett ficou surpreso por sua carreira como jornalista musical ter começado aí, e logo como editor de uma revista. É um dos detalhes que ele revela numa conversa com a jornalista Daniella Zupo, para o canal de vídeos dela.
No papo, Doggett conta causos dos livros que escreveu sobre os Beatles. Uma das obras que ele escreveu, A batalha pela alma dos Beatles, é eternamente uma fonte aqui do Pop Fantasma: fala das brigas nos tribunais que aconteceram no fim da banda, do eterno “depois” que se seguiu ao fim dos Beatles e dos problemas da gravadora do grupo, a Apple. No papo (que tem contribuições do jornalista e produtor Marcelo Froes), Doggett fala um pouco sobre o fim do grupo e também sobre o que viu na série Get back, levada à web pelo canal Disney+. Existem fofocas a respeito de brigas físicas entre John Lennon e George Harrison, que nem a pau aparecem na série ou no filme que lhe deu origem, Let it be. Doggett diz que o material que foi para a Disney + revela apenas uma parte generosa do que aconteceu naquelas sessões.
Doggett também dá suas opiniões a respeito de uma figurinha que causou muitos problemas aos Beatles: o empresário-do-mal Allen Klein. E diz que o diabo era feio, mas fez uma ou outra coisa interessante. Vai no vídeo abaixo e curte.
Lembrando que Peter escreveu também outra pérola da nossa biblioteca: O homem que vendeu o mundo: David Bowie e os anos 1970.