Livros
Um livro infantil para crianças que veem o pai ser preso
Ver o pai ser preso não é uma exclusividade de filhos de políticos. O pai de uma criança pode ser acusado injustamente de um crime, pode ter tido o nome envolvido em alguma maluquice, pode ter se envolvido em algum esquema bizarro e escroto no trabalho, pode estar plantando maconha em casa para consumo próprio ou uso medicinal – e os filhos passam a trocar os feriados na casa de praia e as pescas no barquinho por visitas a algum complexo prisional.
Mas isso eu não sabia que existia: uma escritora californiana chamada Melissa Higgins lançou um livro infantil chamado “The night dad went to jail: What to expect when someone you love goes to jail” (“A noite em que papai foi pra cadeia: o que vem por aí quando alguém que você gosta vai preso”, em português – o livro não tem tradução aqui).
Se esse livro fosse lançado no Brasil, possivelmente muita gente iria achar um absurdo o fato de Melissa não ter retratado, digamos assim, o dia a dia de uma família mais desfavorecida cujo patriarca vai para a cadeia. Mas o livro retrata com detalhes tudo o que pode acontecer a crianças de classe média cujo pai vai preso: revolta, dificuldade de perdoar o erro do pai, bullying na escola.
Aparentemente Melissa é uma escritora bastante dedicada a fazer livros infantis sobre temas pesados e grandes discussões. Olha aí alguns outros títulos dela.