Cinema
Um filme experimental de Kim Gordon feito em 1985
Tem uma preciosidade para fãs do Sonic Youth, e especialmente da ex-baixista Kim Gordon, perdida no Vimeo. É o vídeo Making the nature scene, feito em 1985 pela própria Kim, e que mostra cenas de um dos principais clubes de Nova York dos anos 1980, o Danceteria.
O filme tem só onze minutos e foi realizado justamente numa época em que a arte independente tinha como uma de suas faces mais visíveis a produção de muitos vídeos – para serem exibidos em mostras de cinema experimental ou até mesmo em eventos em casas de shows. No caso de Making the nature scene, Kim filmou vários lugares da Danceteria (um clube no qual até mesmo Madonna fez algumas de suas primeiras apresentações) e usou as cenas para veicular um manifesto pedindo por mais exibições de filmes de arte em clubes e casas de show.
Aliás, no tal filme, Kim prega que a ideia de exibir vídeos em clubes tem a ver com as ideias de ninguém menos que Andy Warhol sobre retrabalhar arte como decoração. “Muita gente acredita que mostrar vídeos de artistas em clubes tem a mesma importância de exibir num museu ou espaço alternativo, porque permite a mais pessoas serem expostas ao trabalho, mesmo que assistido distraidamente”, afirma o texto (escrito!) do vídeo.
O filme foi digitalizado em 2013 pelo cineasta/designer Chris Habib, que achou o filme em seu arquivo. Making the nature scene tem uma trilha sonora repleta de sons experimentais e de coisas associadas a no wave, incluindo um trechinho de She is not alone, do Sonic Youth. Making the nature scene, a propósito, é o nome de uma música de Confusion is sex, primeiro LP do Sonic Youth, de 1983 (que até determinado momento da carreira da banda era considerado o segundo LP, já que Sonic Youth, a estreia, depois passou a ser tido como EP).
Pega aí o filme, que tá no Vimeo (que causa dificuldades meio chatas para embedar conteúdo).