Cultura Pop
Um encontro com Roky Erickson na TV em 1984
Vender a alma ao diabo, pelo que dizem por aí, não é algo fácil. Para fazer isso, você tem que ter certa perspicácia, muita atenção e curtir rituais malucos. No caso do cantor americano Roky Erickson, lenda do rock psicodélico que já foi tema aqui do Pop Fantasma algumas vezes, foi só assinar uma série de papeis que apareceram quando ele estava sozinho e meio abandonado – e possivelmente ele tá falando do período em que assinou com a CBS para retomar sua carreira solo. O assunto surgiu no especial de TV Demon angel: a day and night with Roky Erickson, levado ao ar em 1984 na pequenina estação Austin Community Television.
O programa de TV dura cerca de uma hora e está no YouTube, com direito a Roky e o escritor sueco Georg Cederskog conversando sobre música, sobre rock de terror (Roky se diz o único representante desse estilo, mas isso porque ele deve ter esquecido de nomes como Screaming Lord Sutch) e outros assuntos. Curiosamente, Roky parecia mais um ex-doidão convertido a novidades bizarras da política americana: ao ser perguntado sobre Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos na época, diz: “Eu sempre gostei de todos os presidentes”. A prisão absolutamente injusta e escrota de Roky em 1969 por causa de um único baseado (passou dez anos encarcerado e foi submetido a terapia eletroconvulsiva) também virou assunto da conversa.
A parte “musical” do programa, gravada numa espécie de lago misterioso, mostra que Roky estava em forma na época. Logo na abertura, canta Bloody hammer só com voz e violão – deixando entrever que serviu bastante de influência para bandas como The Cure e Dinosaur Jr. Em algumas músicas, toca guitarra acompanhado do produtor Mike Alvarez. No repertório, músicas como Two headed dog, Night of the vampire, Starry eyes e clássicos de sua ex-banda 13th Floor Elevators, como You’re gonna miss me.
Pega aí! No final, divirta-se com os créditos que agradecem a todos os envolvidos (inclusive a um “super-fã” de Roky que trabalhou na produção). Bob Dylan está na lista de agradecimentos, já que Roky canta um cover de seu clássico Blowin’ in the wind.