Cinema

The Slog Movie: punk californiano dos anos 1980 em Super-8

Published

on

Um clássico do cinema punk, feito em Super-8 (sim, tem momentos em que as imagens realmente parecem as de um filme brasileiro dos anos 1970) está no YouTube. Infelizmente, ninguém se lembrou de colocar legendas nele, mas The slog movie, de Dave Markey, está lá, e fornece um bom raio-X do dia a dia da juventude punk californiana dos anos 1980.

O público mostrado em The slog movie era uma galera nervosa, que frequentava shows de bandas como Black Flag e Germs (Henry Rollins e Pat Smear, integrantes respectivamente de uma e de outra banda, surgem no filme), andava de skate, se sentia basicamente marginalizada (alguns pela pobreza, outros pelas origens latinas). E era uma turma que pogava violentamente nos shows.

Flea, baixista dos Red Hot Chili Peppers, viveu bem essa época, e já andou falando que no começo dos anos 1980, uma cena comum nos shows do Black Flag eram as inúmeras brigas nas quais os fãs eram esmurrados e nocauteados, apenas por terem o cabelo ou a roupa assim ou assado. “As pessoas não somente tomavam porrada, elas acabavam no hospital. Havia ambulâncias transportando os fãs após os shows a todo momento!” (tem algo sobre isso aqui).

O universo musical mostrado em The slog movie é de fazer qualquer fã de punk oitentista ficar feliz da vida: tem trechos de shows de Circle Jerks, Fear, Wasted Youth, Redd Kross (que tinha um “d” a menos naquela época, no nome) e TSOL, além da primeira aparição de Henry Rollins, então um sujeito magrelo, como cantor do Black Flag. Há também uma cena ou outra no Cuckoo’s Nest, problemático bar punk da Califórnia (problemático, no caso, porque ficava justamente colado a uma biboca lotada de cowboys urbanos e reaças em geral, o Zubie’s). Para deixar fãs de skate felizes, o filme tem também um pequeno merchan dos skates com a marca da banda punk Black Flag – com Nervous breakdown, do grupo, na trilha sonora.

O diretor de The slog movie, Dave Markey, era um estreante naquela época, e um pós-adolescente de 18 anos que tinha uma banda (que aparece no filme). Em 1984, continuou sua saga de cineasta punk com Desperate teenage lovedolls, sobre uma banda formada por adolescentes fugitivos. Em 1992 lançou o histórico filme 1991: The year punk broke, sobre a turnê do Sonic Youth pela Europa em naquele ano, com direito a pariticpações e aparições de bandas como Nirvana, Dinosaur Jr e Mudhoney. Na época de The slog movie, ele também tinha um zine, We Got Power – nome também de sua produtora cinematográfica, que completou quatro décadas recentemente.

Trending

Sair da versão mobile