Lançamentos
The Gilbertos: banda de Thomas Pappon (Fellini) lança músicas de arquivo em single novo
De surpresa, o The Gilbertos – projeto criado nos anos 1990 pelo músico Thomas Pappon, que fez parte do Fellini, do Smack e do Voluntários da Pátria – retornou com um single. São duas faixas antigas que estavam nos arquivos do grupo: o folk nordestino Be quiet, feito há dez anos, e que saiu como bônus na versão digital remasterizada do álbum Um novo ritmo vai nascer (2017), e Louise, música feita há trinta anos e ate hoje inédita. O single sai pela midsummer madness.
Be quiet havia sido originalmente gravada para Um novo ritmo, mas ficou de fora porque, diz Thomas no texto de lançamento do single, não se encaixava no álbum. “Reouvi recentemente e achei que tinha de ser lançada. Louise é uma balada romântica que fiz em 1993 ou 94, e sempre fiquei meio constrangido com ela. Mas foi a mesma coisa que Be quiet: ouvi recentemente e achei que tinha de ser lançada”.
Louise, basicamente um soft rock setentista em tons de bossa, deixou Thomas tão contrariado que a banda nem sequer a incluiu em seu disco de estreia, Os Eurosambas 1992-1999. Foi buscada direto das ditas K7 que Thomas tinha guardadas da primeira fase da banda – e o próprio músico remasterizou as faixas.
“Parei de gravar em cassete logo depois do Amanhã é tarde, do Fellini (que recentemente ganhou financiamento coletivo para lançamento em vinil e sai em breve) porque comprei um porta-estúdio digital, no qual gravaria o segundo álbum dos Gilbertos, o Deite-se ao meu lado. Mas o que fiz entre de 1991 a 2001 tá tudo em cassete. Acho que há ainda uma coisa ou outra que pode ser aproveitada”. A arte do single foi feita por Clarissa San Pedro, que fez a capa dos últimos dois discos dos Gilbertos (Foto: reprodução do Bandcamp do grupo).