Notícias
Tem disco de PJ Harvey vindo aí
Já tem single novo de PJ Harvey, A child’s question, august, lançado em 26 de abril. E o álbum novo da cantora é o primeiro desde The hope six demoltion project, de 2016. I inside the old year dying é o décimo disco de PJ, tá programado para sair dia 7 de julho de 2023, e é o primeiro disco da cantora pela Partisan Records. A Partisan é uma gravadora recente, fundada em 2007 pelos executivos Tim Putnam e Ian Wheeler, e que tem no catálogo nomes como Beth Orton e Cigarettes After Sex.
Tanto o nome do álbum quanto a letra do primeiro single – uma série de lembranças de infância, com o verso “Me ame com ternura/Amor terno” no refrão, além de imagens estranhas como “gralhas contam histórias através do milho” – já mostram que o disco novo deverá vir mais introspectivo e cheio de recordações tristes.
“Acho que o álbum é sobre pesquisar, procurar – a intensidade do primeiro amor e buscar significado”, explicou Harvey. “Não precisa haver uma mensagem, mas o sentimento que recebo do disco é de amor – é tingido de tristeza e perda, mas é amor. Acho que é isso que o torna tão acolhedor, tão aberto”, contou PJ, que espera que o novo disco venha como “um espaço de descanso, um consolo, um conforto, um bálsamo, que é o que precisamos para os tempos de hoje”. O disco também está repleto de “imaginário biblico e referências a Shakespeare”, diz um texto assinado por John Harris para o lançamento.
Por acaso, a cantora também disse que o novo álbum foi bastante difícil de ser feito, e que demorou bastante para ser terminado. Em fevereiro de 2022 já havia fotos dela gravando o disco, e em abril do ano passado ela divulgou que ele só sairia neste ano. O clipe da faixa é repleto de rascunhos, fotos antigas e imagens distorcidas.
O disco novo foi gravado no complexo de gravação do Battery Studios, localizado no noroeste de Londres, cujos donos são ninguém menos que os produtores Flood e Alan Moulder. Por acaso, Flood, que já vem trabalhando com PJ há anos, divide a produção do disco com ela e John Parish. O Battery tem uma sala especial para gravações ao vivo, e o disco de PJ foi gravado lá, num take só, com inspiração direta em nomes como Bob Dylan e Nina Simone.
E essas são as músicas de I inside the old year dying:
Prayer at the gate (4:14), Autumn term (3:20), Lonesome tonight (3:48), Seem an I (3:06), The nether-edge (3:17), I inside the old year dying (1:52), All souls (4:21), A child’s question, August (2:46), I inside the old I dying (3:08), August (2:41), A child’s question, July (3:02), A noiseless noise (3:57)