Lançamentos
Sumano: rapper amazônida estreia com álbum “Nortes”
Motivado por nomes como Emicida e Don L, o rapper amazônida Sumano começou a fazer suas próprias letras e lança agora Nortes, seu primeiro álbum, independente, patrocinado pelo Natura Musical. É uma coleção de dez faixas, com participações dos rappers Victor Xamã, Moraes, Roxy, Nill, Malu Guedelha, Karen Francis, Drin Esc, Nic Dias e Kurt Sutil.
Para servir de batedor para Nortes, Sumano (que se chama Euler Santos e é professor de geografia) lançou um vídeo manifesto com imagens de sua comunidade, a Vila Menino Deus, que fica às margens do Rio Anapu, no município de Igarapé Miri, no Pará. E divulgou Craque, seu primeiro single (que ganhou também clipe), que fala sobre as vivências em sua comunidade, através de sua relação com o futebol.
Na letra, duas perspectivas da vida em comunidade: uma delas mostrando a agressividade do dia a dia, e a outra exibindo o que é esperado de pessoas que têm vida marginalizada (“na veia correm rios desses estados/inclusive os que meus ancestrais cavaram”, entre os versos). O disco volta a temas como ancestralidade e dia a dia periférico em outras faixas (como Reconectar e Lobos e leões), além de trazer uma canção de amor em Nossa cor.
Rapper de Manaus, Victor Xamã aparece em duas faixas. “Sou fã de Victor Xamã, que é talvez uma das nossas maiores referências aqui no norte, mas não só ele, Nic Dias também; eu inclusive o considero uma das novas gerações dos cabanos revoltados”, conta Sumano.