Cultura Pop
Stevie Nicks vai te enfiar a porrada
A vida de Stevie Nicks andava bastante agitada no começo dos anos 1980. Em primeiro lugar, Ela ainda fazia parte do Fleetwood Mac – que, por aqueles tempos, seguia uma regra maluca de que cada disco da banda poderia ter três compositores. Para quebrar a rotina, começou a fazer aparições ocasionais com outros artistas (Tom Petty & the Heartbreakers entre eles). Paralelamente, passou a acumular material próprio o suficiente para fazer discos solo. Tanto que estreou com um disco próprio em 1981, o extremamente bem sucedido Bella donna.
No mesmo ano, sua melhor amiga, Robyn, foi diagnosticada com leucemia, grávida. Nicks virou madrinha do filho da amiga. Inesperadamente, quando Robyn morreu, acabou casando-se com o viúvo dela (!). A razão para o enlace foi que Stevie acreditava que a amiga gostaria que a cantora cuidasse do bebê. Mas o casal não ficou mais do que três meses junto.
Na sequência, em 1983, ela ainda arrumou tempo para aparecer na capa de um livro chamado Hands off!: Um novo sistema único de autodefesa contra assalto às mulheres de hoje, escrito por um sujeito chamado Bob Jones.
Bob era um australiano que trabalhava como segurança de artistas (entre eles, os Beatles, David Bowie, Joe Cocker e o próprio Fleetwood Mac). Enquanto adquiria experiência como guarda-costas, ele criava sua própria arte marcial, zen do kai. E ela foi a inspiração para o livro, que apresentava o que ele chamava de “movimentos mnemônicos”. Sendo que os tais movimentos eram, na verdade, gestos de defesa que dispensavam o uso das mãos (daí o título).
Daí Stevie topou fazer fotos para o livro e demonstrar nove movimentos. E ainda apareceu na capa do livro. Segundo o autor, “ela era profissional: em duas horas eu tinha cem das fotos mais magníficas já oferecidas para as artes marciais, e apenas uma seria a capa”, explicou ele. Jones, por sinal, fala mais das fotos aqui.
Temos mais imagens.
E enfim, nos anos 1990, um “Bob Jones” e uma “Stevie Nicks” de araque foram demonstrar os golpes de Hands off num The late show australiano. Aliás, esse programa durou entre 1992 e 1993 e era apresentado por Judith Lucy.
Via Voices of East Anglia, MessyNessyChic e Open Culture
Veja também no POP FANTASMA:
– A fase casa-da-sogra do Fleetwood Mac (1969-1974) em nove músicas
– Aprenda a compor um hit com o Fleetwood Mac