Crítica

Ouvimos: Stefanie – “Bunmi”

Published

on

RESENHA: Após 20 anos de carreira, Stefanie lança Bunmi, seu primeiro álbum: relatos pessoais, críticas sociais e colaborações potentes no universo hip hop.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Considerada uma promessa do hip hop nacional há bastante tempo – e com uma carreira que já soma 20 anos – a paulistana Stefanie tinha apenas singles e alguns feats na discografia. Bunmi, cujo título é uma palavra em iorubá que significa “meu presente”, é seu primeiro álbum – e, justamente por sair após vários anos, surge como um relato carregado de experiências pessoais.

Algumas dessas experiências são bastante pesadas, como os vários pesadelos reais de Por um fio (com participação de Rodrigo Ogi), o racismo e a gordofobia infantis de Desconforto (“hoje eles querem calma / depois de me causarem vários traumas”) e o rap feminista e anti-coach de Outra realidade, com as vozes de Nega Gizza, Cris SNJ e Iza Sabino (“como pensar em progresso se a ordem é de despejo?”, pergunta a letra). Fugir não adianta fala olhando diretamente no olho do/da jovem vulnerável, com a participação vocal sensível de Mahmundi. Sem falar no encontro de vozes de Maat, com Rashid, Kamau, Emicida e Rincon Sapiência lado a lado com Stefanie.

O lado relax do disco ganha força no respiro de Não pirar – com baixo forte, clima de soul das antigas e a voz da chilena Ana Tijoux. E também na beleza de Mundo dual, rap com clima jazzístico dado pelo piano de Jonathan Ferr, com teclas, voz e guitarra em pleno diálogo, e vibe intimista na letra. Além dos altos astrais do r&b introspectivo Nada pessoal, da romântica Puro love (com Luedji Luna) e do fechamento de ciclo de Plenitude, soul tranquilo sobre felicidade e fé.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: JAMBOX
Lançamento: 25 de abril de 2025.

  • Ouvimos: Josyara – Avia
  • Ouvimos: Maria Beraldo – Colinho
  • Ouvimos: Catto – Caminhos selvagens
  • Ouvimos: Flaira Ferro – Afeto radical
  • Ouvimos: Jadsa – Big buraco
  • Ouvimos: Rodrigo Ogi – Aleatoriamente

Trending

Sair da versão mobile