Cultura Pop

Space Waltz: glam rock na Nova Zelândia

Published

on

A chegada do glam rock no cenário foi traduzida e retraduzida em vários países. No Brasil, claro, rolaram exemplos. Mas e na… Nova Zelândia? Bom, David Bowie, T. Rex e Roxy Music (este, mais ainda que todos os outros) foram traduzidos por lá na figura do Space Waltz, banda liderada por um músico chamado Alastair Riddell. O grupo foi revelado por um festival em 1974, gravou dois singles e um LP entre 1974 e 1975 e… sumiu. Deixou vestígios na figura do vocalista, que gravou solo.

O maior hit da banda é essa música aí de cima, Out on the street, lançado em single pela EMI local em 1974. Isso foi primeiro lugar na Nova Zelândia e gerou uma turnê monstra pra banda. Só não gerou grana nem mais lançamentos. A gravadora não financiou a tour, o grupo precisou se endividar para custear o giro… O Space Waltz chegou a passar um tempo na Austrália, mas a coisa não deu muito certo.

O LP único do Space Waltz saiu em CD pelo selo RPM em 2005, mas esgotou rápido. Se você ficou curioso para ouvir a banda, alguém jogou todas as faixas no YouTube.

“Tem algo deles no Spotify?”. Aí você já tá querendo demais. Só tem Fraulein love, single deles lançado em 1975.

Com o fim do Space Waltz, Alastair tosou a cabeleira e virou um músico com visual punk – além de cineasta. E passou a gravar solo. Olha ele arrasando no synth pop local em 1981, com Zero.

Isso é Do you read me, hit de 1982.

E o primeiro single solo dele, de 1977 – Wonder ones, numa onda que lembra glam rock e Paul McCartney.

Esse aí é o trailer de West of Eden, filme dirigido por Alastair (e roteirizado por sua mulher, Vanessa). Estreou ano passado na Nova Zelândia.

E isso aí são imagens de uma reunião da formação original do Space Waltz em 2016, gravando material para um disco novo (do qual não se tem notícias).

Trending

Sair da versão mobile