Cultura Pop
Siouxsie & The Banshees metendo medo na TV em 1984
O Play at home era uma atração bem interessante na emissora britânica Channel 4: levava artistas para fazerem o que eles bem entendessem na tela da TV. Quem aparecia no programa podia bater um papo em grupo, tocar ao vivo, mostrar a coleção de discos, etc. O XTC, por exemplo, foi ao programa e levou o público às suas raízes: fez uma visita à sua cidade natal, Swindow, na Inglaterra, mostrando algumas músicas de seu disco novo, The big express, além de promover um debate (!) sobre fama e falta de grana num café barato que a banda frequentava por lá. Você já leu sobre isso no Pop Fantasma.
E quem passou por lá também naquele ano de 1984, para uma aparição bem estranha no tal Play at home, foram Siouxsie & The Banshees. O grupo gravou um especial de TV que mais parecia um especial infantil do Clube da Criança Junkie, inspirado em Alice no país das maravilhas (com Siouxsie fantasiada de Alice e todos os integrantes da banda envolvidos numa festa do Chapeleiro Maluco), e com cenas que fariam qualquer criancinha ficar sem dormir. Cada integrante gravou um esquete: o baterista Budgie foi ao zoológico, Siouxsie apareceu contando uma história medonha, e vai por aí.
Se você vir o programa, vai reparar que Robert Smith, do The Cure, aparece logo no começo, num esquete maluco chamado Nothing’s so perfect. Smith andava afastado do Cure após várias brigas com Simon Gallup, e como já tinha sido um quebra-galho nos Banshees quando a banda perdeu o guitarrista John McKay, resolveu ficar em tempo integral no grupo – até porque naquele momento, tocar com Siouxsie parecia mais divertido e rentável. O problema é que o dia a dia dos Banshees não eram menos “agitados”: muita loucura e LSD em altas proporções. Possivelmente muito do clima desse especial de TV vem desses excessos.
Para quem ama o universo de Siouxsie, vale informar que o programa ainda tem músicas de projetos associados à turma dela, como The Glove (com Robert Smith e o baixista dos Banshees, Steven Severin) e The Creatures (com Siouxsie e Budgie).