Lançamentos
Robin Guthrie: ex-Cocteau Twins volta com EP instrumental
Robin Guthrie foi integrante por quase duas décadas dos Cocteau Twins, uma banda eternamente marcada pela sonoridade celestial (em vozes, sintetizadores e em todos os detalhes possíveis e imagináveis). O músico escocês, cuja carreira pós-banda vem se desenvolvendo com novos discos lançados desde 2003, retorna com o EP instrumental Atlas, primeiro disco do músico após o trio de EPs que lançou entre 2021 e 2022 (fechando a trilogia com a recente Springtime).
O novo disco é instrumental e investe em músicas que poderiam ser trilhas sonoras – uma sonoridade que já vem desde a época de discos clássicos dos Cocteau Twins como Treasure, de 1984. As faixas Without a word e La perigrina, que encerram o lançamento, trazem guitarra e bateria, num formato mais usual para quem conhece o trabalho anterior de Robin. Abrindo o disco, sons meditativos de sintetizador marcam a faixa-título, e toques de slide guitar surgem em Metropol na sequência.
“Comecei a viajar novamente depois da pandemia e isso é sempre uma fonte de inspiração para mim. Eu absorvo muito e fico mais criativo quando viajo”, diz Robin Guthrie no texto de lançamento. “Quanto ao título Atlas, encontrei um rádio antigo e fiquei impressionado com a quantidade de lugares no mostrador que não existiam mais. Fui atraído pela noção romântica de que esses lugares eram muito distantes, não apenas na distância, mas agora também no tempo. O mundo parece um lugar menor e mais familiar hoje em dia”.