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Robbie Shakespeare: descubra agora!

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Aqui no POP FANTASMA, a gente não gosta de fazer obituário e prefere celebrar as grandes histórias e grandes trajetórias. Como a do baixista Robbie Shakespeare, morto na quarta (8), e que fazia uma dupla fantástica de cozinha de reggae com o baterista Sly Dunbar. Robbie é mais conhecido por sua dedicação às quatro cordas graves e pelas levadas fenomenais que fazia com seu amigo. Mas houve um momento em que ele era apenas um jovem jamaicano tentando tocar guitarra em casa, quando recebeu a visita de um sujeito chamado Aston “Family Man” Barrett, que se tornaria conhecido mundialmente pelo trabalho com Bob Marley & The Wailers.

“Ele costumava vir ao meu quintal porque meu portão era um portão onde se vendia ervas”, disse Robbie nesse papo aqui. Mais tarde, viu o amigo ensaiando com uma banda chamada Hippie Boys e ficou assustado com a maneira como ele tocava baixo. Pediu a Aston que o ensinasse a tocar, e deu no que deu. Robbie passou a frequentar os estúdios em que o amigo mais experiente tocava e ficava quase decorando a maneira como ele usava o baixo. Quando passou a dividir palcos e estúdios com o parceiro Sly (a quem foi apresentado por Bernard Touter Harvey, tecladista do Inner Circle), os dois tornaram-se uma força motriz do reggae, do dub e das experimentações com música eletrônica.

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Por serem uma dupla de baixo e bateria de reggae, os dois se tornaram o núcleo de vários trabalhos feitos em estúdio. E foram praticamente os maestros das bandas de álbuns como Equal rights (1977), de Peter Tosh, e Warm leatherette (1980), de Grace Jones, além de vários outros.

Seguem ai dez canções em que o baixo de Robbie é uma das coisas que você mais ouve.

“GET UP, STAND UP” – PETER TOSH (1980). Parceria de Peter com Bob Marley. O cantor de No woman, no cry gravou primeiro, em 1973. Mas Peter, com alguns anos de atraso, fez uma versão mais voltada para o reggae do que para o rock, e com peso garantido pela dupla Sly & Robbie.

“TWO SEVENS CLASH” – CULTURE (1977). Clássico do reggae composto a partir de uma previsão do líder Marcus Garvey, que acreditava que o caos aconteceria no dia 7 julho de 1977 (daí “confronto de dois setes”). O vocalista do grupo, Joseph Hill, via 1977 como “um ano de julgamento”. Sly toca bateria, mas Robbie toca guitarra num trio de guitarristas que incluía Eric “Bingy Bunny” Lamont e Lennox Gordon.

“SHINE EYE GAL” – BLACH UHURU (1979). Entre 1979 e 1976, Sly & Robbie se juntaram à banda, um dos maiores grupos de reggae do mundo. Esse clássico saiu bem no começo dessa fase, e traz Robbie adicionando ritmo e melodia à faixa com apenas três notas. Keith Richards (aquele) contribui na guitarra.

“PULL UP TO THE BUMPER” – GRACE JONES (1981). Localizado nas Bahamas, o Compass Point Studios ganhou uma banda própria (o Compass Point All Stars), cujas estrelas maiores eram Sly & Robbie, que tocavam com uma galera enorme que gravava discos pela Island Records. Uma das artistas que usaram os serviços da turma foi Grace Jones, no disco Nightclubbing, que tinha esse controverso hit, cuja letra foi logo interpretada como uma coletânea de sacanagens (Grace nega).

“SPASTICUS AUTISTICUS” – IAN DURY (1980). Lord Upminster, segundo disco do cantor e compositor inglês, foi mal recebido pela crítica, vendeu pouco e desagradou até mesmo o artista. Mas surgiu de uma ideia bem interessante: Chris Blackwell, dono do selo Island, sugeriu que Ian fosse gravar no Compass Point e lá se foi ele para algumas sessões com Sly & Robbie, além de uma banda que ainda incluía Tina Weymouth, baixista dos Talking Heads, improvisada nos backing vocals. Vale pela ousadia.

“BALTIMORE” – THE TAMLINS (1979). Formado nos anos 1960, esse grupo vocal jamaicano passou anos na ralação, e conquistou um grande hit no fim dos anos 1970, com essa cover de Randy Newman – uma música que, por sinal, já havia sido gravada por Nina Simone pouco antes. Com Sly & Robbie na bateria e no baixo, respectivamente.

“JOKERMAN” – BOB DYLAN (1981). Infidels não foi um disco fácil – Dylan estava voltando à fase secular, recrutou Mark Knopfler para produzir, mas o guitarrista dos Dire Straits achou bem difícil cuidar do disco do autor de All along the watchtower, dizendo que precisava exercitar sua flexibilidade para entender o fluxo de ideias de Bob. O próprio Dylan sugeriu Sly & Robbie como músicos de estúdio.

“NIGHT NURSE” – SLY & ROBBIE E SIMPLY RED (1997). Clássico gravado anos antes por Gregory Isaacs, essa música virou hit dividido pela dupla e pelo grupo, no fim dos anos 1990. Cada um lançou a canção em um disco próprio (Friends, de Sly & Robbie, e Blue, do Simply Red) featuring o outro. A música ganhou um ar moderno, mas ficou com pouco peso – embora seja uma versão de sucesso, e memorável.

“SHE’S THE BOSS” -MICK JAGGER (1985). Sly e Robbie aparecem num punhado de faixas da hiperproduzida estreia solo de Jagger, She’s the boss. Tocam inclusive no hit Just another night. Mas a faixa em que a dupla aparece mais reconhecível é esse (bom) reggae-samba aí, que é a faixa-título e encerra o disco. O clipe da faixa está no filme Running out of luck, dirigido por Julien Temple, e filmado no Brasil com participações de Grande Otelo, Carlos Kroeber e Norma Benguell.

“NEGUSA NAGAST” – SERGE GAINSBOURG (1981). Mais uma das experiências do cantor e compositor francês com reggae, dessa vez gravando no Compass Point com Sly & Robbie e as I-Threes nos vocais. O disco Mauvaises nouvelles des étoiles ainda tem canções muito loucas como Mickey Maousse e Shush shush Charlotte.

Foto lá de cima: Creative Commons.

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