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Relembrando: Nirvana, “Incesticide” (1992)

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Incesticide é o “entendeu ou quer que eu desenhe?” do Nirvana. Parece clichê, e é, mas a coletânea lançada pela Geffen enquanto o aguardado terceiro disco do grupo não ficava pronto, cumpre exatamente esse papel. A ideia original do disco tinha sido da antiga gravadora independente da banda, Sub Pop, e o material foi vendido à Geffen para que uma coletânea de longo alcance fosse lançada. Kurt Cobain, líder do grupo, participou de perto e fez até o desenho da capa.

Entre B sides, uma gravação do primeiro álbum (Downer, da estreia Bleach, de 1989), gravações de rádio e raridades, o Nirvana mostrava em Incesticide que era um grupo barulhento e alternativo – e não custa lembrar que a banda sentiu vergonha da mixagem de Nevermind, que considerou comercial demais. Explorava também formações anteriores da banda, com outros bateristas no lugar de Dave Grohl (além do próprio, presente nas baquetas em seis faixas).

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O disco exibia também uma passagem de bastão entre o “alternativo” dos anos 1980 e o tempo deles. O hit Sliver e o punk hard rock de Aneurysm (regravado depois para o lado B de Smells like teen spirit) e Stain pareciam estar ali para lembrar que bandas como Replacements e Husker Du vieram antes, explorando uniões entre power pop e punk.

Já as gravações de ràdio eram de programas da BBC, mostrando o quanto o publico britânico, além da cobertura de mídia do Reino Unido, foram fundamentais para que a proposta do Nirvana fosse entendida. Uma dessas gravações foi a versão new wave de Polly, canção acústica que encerrava o lado A de Nevermind.

O que ficava na memória dos fãs recém adquiridos do Nirvana era que a banda que havia em hits como Come as you are já tinha a mesma manha popular desde as primeiras gravações, só que com um design sonoro mais feroz. Não era à toa que a Sub Pop dizia que o grupo iria enriquecer a gravadora.

O Nirvana era o grupo do punk tradicional (e cantarolável) de Dive, do pré-stoner de Mexican seafood, Beeswax e Aero Zeppelin (homenagem a Aerosmith e Led Zeppelin que lembra mais um encontro entre Black Sabbath e Public Image Ltd do que os homenageados), e era a banda que homenageava ídolos da new wave (regravando Turnaround, do Devo) e colegas indies (a banda escocesa Vaselines, admiradíssima por Kurt Cobain, com a regravação de Molly’s lips e do hino à amizade Son of a gun).

As letras de Nevermind não haviam saído no encarte – Kurt liberou apenas trechos delas e depois mandou publicar todas na arte do single de Lithium. Se alguém ainda não havia entendido aonde se localizava a revolta de musicas como Lithium e Breed, um texto publicado em algumas edições de Incesticide era bem claro: Kurt disse que havia beijado seus colegas de banda no Saturday Night Live para “cuspir em homofóbicos” e desconvidava pessoas que odeiam mulheres, pessoas de outras cores e gays a irem aos shows do Nirvana e comprarem discos da banda.

Se Raul Seixas reclamava de cantar para multidões e só ser compreendido por cinco pessoas, em Incesticide, Kurt Cobain lutou para ser mais entendido ainda do que no álbum anterior – ainda que Nevermind fosse um álbum que desbancou Michael Jackson das paradas. Aliás, até mesmo por causa disso, a ideia era mostrar que aquele sucesso tinha um passado construído aos poucos.

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