Destaque
Raridades dos Rolling Stones no YouTube
Até o momento, nenhuma resposta dos Rolling Stones a respeito disso: no fim de semana, cinquenta canções raras do grupo, gravadas desde o começo dos anos 1960 (com a formação que incluía Brian Jones) apareceram online. A coleção atende pelo nome de Fully finished studio outtakes e estão distribuídas em três CDs que aparentemente tiveram edição pirata física, prensada no Japão especialmente para o fã-clube do grupo.
Nem tudo no disco é inédito: a versão de Scarlet que aparece no disco não é (calma aí!!) a preciosa gravação feita com músicos brasileiros no estúdio da Philips nos anos 1970, da qual o POP FANTASMA já falou aqui. É aquela mesma versão com Jimmy Page na guitarra, que ressurgiu na versão expandida do disco Goats head soup (1973), lançada ano passado – só que está com a mixagem completamente alterada e sem peso.
Segundo um texto publicado no blog A Journal Of Musical Things, “existem algumas teorias sobre o que está acontecendo. Primeiro, foi um ataque de hacker a algum repositório online de material dos Rolling Stones. Em segundo lugar (e muito mais provável), foi algum tipo de vazamento de uma fonte interna. E terceiro, este é o vazamento preventivo secreto pelo (s) detentor (es) dos direitos dessas músicas, para estender os direitos autorais do que antes eram bootlegs não lançados”.
Para stonemaníacos, há momentos interessantíssimos, como as gravações da era Brian Jones (como Curtis meets Smokey) e o esqueleto de It’s only rock’n roll, com o violão de 12 cordas de Ron Wood antes de ele se juntar à banda, a base dos Faces (incluindo Kenny Jones, futuro The Who, na bateria) e ninguém menos que David Bowie nos backing vocals. Quando a música saiu no disco It’s only rock’n roll (1974), a banda cortou um pouco dos violões de Ron e deu uma apagada em boa parte dos vocais de Bowie. Nenhum dos dois foi creditado no álbum.
Ouça antes que tirem do ar.