Cultura Pop

Ramones ao vivo em 1982, com direito a “asshole” no palco

Published

on

Pleasant dreams, sexto disco dos Ramones (1981), surgiu cheio de tensões. Seymour Stein, dono da gravadora da banda, Sire, impusera Graham Gouldman (10 CC), como produtor. E ele deveria ser capaz de tirar da banda o que Phil Spector não conseguira em End of the century (1980). Joey Ramone queria que o produtor fosse Steve Lillywhite, que cuidava dos álbuns do U2. Só que a referência do vocalista era seu trabalho So alone, disco solo de Johnny Thunders, ex New York Dolls, lançado em 1978. Johnny Ramone imediatamente pegou implicância com Graham, porque o produtor lhe pediu que abaixasse o som de seu amplificador porque estava zumbindo.

O resultado acabou agradando à crítica. O New York Times disse que a banda parecia uma versão nova dos Beach Boys, o Village Voice viu semelhanças com Buddy Holly. As vendagens não foram nada animadoras. Nenhum single foi lançado nos EUA, o LP pegou poeira nas lojas. E o relacionamento dos integrantes permanecia totalmente cagado. Mas havia uma turnê pela frente e datas a cumprir. E em 3 de agosto de 1982, ela chegava a San Bernardino, na Califórnia, no US Festival. Olha aí Ramones ao vivo em 1982, misturando hits anteriores com músicas de Pleasant dreams.

Apesar dos problemas do som, o show é excelente. Quem sofre mais com isso é Joey Ramone. Um roadie sobe no palco para trocar seu microfone logo na segunda música, Gimme gimme shock treatment e o som piora na hora. Joey perde alguns versos, olha para os lados e faz gestos chamando o roadie. Ele demora a chegar mas acaba trocando de novo seu microfone. Em 4:10 (pula pra lá) dá pra ver claramente Joey murmurando “asshole!” (e aqui está o setlist).

Você acha essas e outras histórias da banda no livro Hey ho, let’s go – A história dos Ramones, de Everett True.

Trending

Sair da versão mobile