Lançamentos
Raça: single novo e clipe gravado em festival de pipas
Com bastante influência de estilos musicais como emo, shoegaze e power pop, a banda Raça retorna com um single novo, o curto (menos de dois minutos) Nem sempre fui assim. É o primeiro vislumbre do quarto disco do grupo, programa para o segundo semestre – o álbum vai ser chamar 27 e foi produzido pela banda ao lado de Roberto Kramer.
Um detalhe é que o clipe foi gravado no Festival da Pipa de Osasco (SP), um evento tradicional que reúne milhares de empinadores de diferentes idades. O baixista e cantor Novato Calmon diz sentir que a música “remete a nossa adolescência, me lembra a infância, o aguardado momento de brincar fora de casa com os amigos”, conta, dizendo também que a música nova marca uma mudança na história do grupo. “Compus esse som quando saí do apartamento onde fazíamos tudo da banda – merch, música, reuniões e rolês, então senti que um pedaço de mim ficou naquele lugar”, afirma. O clipe tem direção de Isadora Veríssimo e roteiro do guitarrista Popoto Martins.
O fato das pipas serem feitas artesanalmente também tem a ver com a história do grupo, que sempre procurou trabalhar de maneira independente, já que de encartes dos CDs, aos flyers, e estampas de camisetas, tudo é feito por ele. E o trabalho acadêmico do artista plástico e tatuador Lucas Peixe, que pesquisa sobre pipas e tatuagens, norteou as canções do disco – o conceito foi elaborado pela banda ao lado dele, e Lucas assina a arte do álbum.
O Raça é formado por Novato Calmon (baixo, voz), Popoto Martins (guitarra, voz), Thiago Barros (bateria), João Viegas (sintetizador, voz) e Santiago Obejero Paz (guitarra, voz). O álbum e o single saem pela Balaclava Records (Foto: Fábio Ayrosa/Divulgação).