Cultura Pop
Quando os Residents deram uma coletiva de imprensa e não abriram a boca (?)
O grupo americano de música de vanguarda e excentricidades artísticas The Residents nunca focou em apresentações ao vivo. O forte da banda sempre foi o estúdio, desde o começo. Quando precisavam tirar fotos, era com todo mundo disfarçado com aquelas máscaras de globo ocular. Só em junho de 1976 rolou um show na Califórnia, e parecia que não ia acontecer mais nada depois disso. Até que em 1982, com o lançamento do primeiro sampler (o EM-U Emulator, teclado cujos sons podiam ser gravados em floppy disks), o grupo se animou para fazer nada menos que sua primeira turnê.
A ideia pareceu legal no começo, mas depois foi levando a banda à loucura. O grupo gastou uma baita grana, teve montes de problemas de manutenção, viu gente importante abandonar o barco (inclusive o maior investidor dos Residents, o empresário John Kennedy) e acabou tendo que acionar amigos e parentes para ajudar a custear gastos exorbitantes do giro. A gravadora fundada pela banda, Ralph Records, esteve sob risco de falir por causa dos altos custos. Na real o grupo tinha tão pouca logística interna para fazer uma turnê que até mesmo problemas bem banais (como a divisão entre maconheiros e não-maconheiros) causou rachas na galera. A ponto de precisarem fazer dois ônibus de excursão para separar o único odiador da fumaça (o mestre de cerimônias Penn Jillette) e colocá-lo sozinho.
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A Mole Show, essa tal única turnê do grupo, ajudava a divulgar os dois primeiros discos da chamada “trilogia Mole” (inspirada em livros como As vinhas da ira, de John Steinbeck). E vinha numa época em que os Residents, pode acreditar, estavam habitando uma espécie de underground luxuoso. Os discos independentes e corrosivos da banda vendiam bem e sustentavam a gravadora do grupo de boaça. O grupo conseguiu sucesso de público nas primeiras apresentações e contava com a presença de Bill Gerber, um ex-executivo do Devo, como gerente de turnê. E conseguiram encerrar o giro com um show num festival de música de vanguarda, o New Music America, cuja quinta edição rolou entre 7 e 17 de outubro de 1983 em Washington, DC. O show da banda no evento rolou em 7 de outubro de 1983 e se tornou conhecido entre fãs como Uncle Sam Mole show.
E, aliás, uma curiosidade a respeito desse show é que os Residentes, para divulgá-lo, fizeram uma coletiva de imprensa totalmente muda.
Os Residents compareceram com as roupas de palco, na escada do Lincoln Memorial, atenderam os jornalistas que se interessaram em saber qual era a daquele grupo, mas não abriram a boca. Uma assessora de imprensa (ou algo parecido) do grupo respondeu todo mundo e cochichava com os músicos quando tinha dúvidas.
No tal papo, a assessora dizia que a banda tinha dificuldade de se definir e que a música tinha “muitas plataformas” e anunciava que o show seria exclusivo para a data, já que era a primeira vez que os Residents tocavam naquela região. O grupo também não sabia quando viria o terceiro disco da tal trilogia (e que acabou nunca sendo lançado, tornando a Mole trilogy um caso raro de trilogia de dois discos).
“Interessante. Esse show foi pirateado?”, você pode estar se perguntando. Mas claro que sim. Pega aí.
Tem uns trechinhos da apresentação em vídeo aqui.