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Quando o New Order virou banda de hair metal num clipe

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Na finaleira dos anos 1980, o evangelismo televisivo ocupava espaços na TV norte-americana com uma competência invejável. Já havia reflexos disso no Brasil desde os anos 1970, claro, mas nos Estados Unidos, naquele período o assunto chegava à música (o Anthrax cantava “fé por dinheiro, faz-me rir” em Make me laugh) e ao cinema independente, com o novaiorquino Salvation!, dirigido pela cineasta no wave Beth B.

O filme unia atores a uma turminha ligada à música no elenco, apresentando Stephen McHattie, Viggo Mortensen (em seu primeiro papel no cinema), Exene Cervenka (vocalista e letrista da banda punk X) e Dominique Davalos (da banda Dominatrix). Não está inteiro no YouTube, mas várias cenas podem ser encontradas no site de vídeos.

Salvation! era uma comédia de humor ácido envolvendo tele-evangelismo, falta de grana e perspectivas, sexo, traição e (vá lá) heavy metal. Foi lançado no dia 31 de maio de 1987, não chegou a ser um enorme sucesso e nem ganhou edição em DVD com o passar dos anos. Teve um orçamento até que interessante em se tratando de um filme underground – 800 mil dólares foram investidos. E acabou sendo um dos projetos para o cinema com os quais o New Order se envolveu durante a época de muito sucesso do grupo, já que a banda britânica foi bastante ativa na composição da trilha do filme.

Lançamento da gravadora Factory, a trilha de Salvation! teve outras participações além do NO: Dominique Davalos, Cabaret Voltaire e até o produtor Arthur Baker faziam contribuições. O New Order fez um trabalho suado: Beth B procurou a banda pessoalmente e pediu músicas para o filme. O grupo compôs uma série de temas instrumentais que achou que poderiam servir para a produção, feitos no prazo rápido de uma semana. Parecia que iria dar certo.

Faltando um dia para completar o deadline, Beth pediu “uma canção” para o filme. Que acabou sendo feita pela banda durante uma noite, em meio a idas do vocalista Bernard Sumner ao clube Haçienda, em Manchester. O cantor teria esbarrado com Bez, dos Happy Mondays, por lá, e voltado para casa cheio de (segundo o baterista Stephen Morris) “inspirações” – enfim, provavelmente voltou repleto de alguns dos petiscos ilícitos que o tocador de maracas vendia por lá. A música partiu de uma linha de synth bass de Peter Hook, ganhou melodia de sintetizador de Gillian Gilbert, samplers de Stephen e “todo o resto” foi feito por Sumner.

Touched by the hand of god, o resultado dessa sessão rápida, virou single em 7 de dezembro de 1987, e representaria uma passagem da banda para o som cada vez mais dançante e tecnológico – que eles fariam em Technique, disco gravado ao longo de 1988 e lançado em 30 de janeiro de 1989.

Também abriria espaço para uma gracinha que muita gente viu na MTV Brasil nos anos 1990: o clipe da faixa, dirigido por Kathryn Bigelow, que trazia o New Order virado em grupo de heavy metal farofa. Com direito a luzes que caberiam num clipe do Mötley Crüe (o vídeo de Girls, girls, girls costuma ser apontado como a fonte de inspiração), perucas, um keytar para Gillian Gilbert e um cuecão de couro para Peter Hook. Bill Paxton, ator de filmes como Alien – o oitavo passageiro, fazia uma participação.

Consta que a ideia de recriar um clipe de hair metal foi do empresário do New Order, Rob Gretton. O clipe teve produção de Michael Shamberg, que em 1986 havia produzido a comédia Clube Paraíso, com Robin Williams, o que já dava uma ideia do ar de paródia envolvido na situação. Se o New Order ousava desrespeitar uma regra máxima dos clipes da MTV e detestava dublar canções, lá estavam eles se esforçando no lip sync, em situações que eram bem anti-New Order. Bom, nem tanto: Peter Hook costumava bancar o “deus do rock” quando tocava baixo e tinha uma atitude bem mais rocker do que a dos colegas.

Aliás, só para citar, a Warner, que distribuía a banda nos EUA, não quis nem saber do single e do clipe. Shamberg suspeita de que a gravadora não curtiu justamente ver a banda desempenhando papeis que não eram comuns a eles, e que poderiam confundir quem não conhecia o grupo. O NO havia conseguido sucesso com o single de True faith pouco antes de Touched, e  a gravadora apostava mais no remix 1988 do hit Blue monday, produzido pela banda ao lado de Quincy Jones. E essa é outra história, que se bobear a gente conta depois.

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