Cultura Pop

Procura-se show perdido de Bob Dylan

Published

on

Com 57 shows em duas etapas e um número enorme de participantes – de músicos-estrela como Joan Baez e o guitarrista Mick Ronson a poetas como Allen Ginsberg – a Rolling Thunder Revue, turnê de Bob Dylan realizada entre 1975 e 1976, mudou vidas. A ideia era levar Dylan para se apresentar em palcos menores e em cidades pequenas, o que aproximou mais ainda o cantor dos fãs, e criou uma nova experiência de show para o artista. A tour se encerrou no dia 25 de maio de 1976, com um show no Salt Palace, em Salt Lake City.

É aí que o mistério começa. Os áudios dos shows de Dylan na turnê são bastante conhecidos e foram muito pirateados – a equipe do cantor gravou várias apresentações, e os fãs na plateia, idem. Já saíram discos com o conteúdo de shows dessa turnê. Mas o show de Salt Lake City, que tinha uma lista de canções um pouco diferente do comum da tour, é a figurinha desaparecida do álbum: nunca surgiu nenhum áudio desse show, apesar de ter sido uma apresentação até bastante coberta e elogiada.

>>> Mais Bob Dylan no Pop Fantasma aqui

O jornal The Daily Utah Chronicle classificou a apresentação como “uma noite para guardar na memória”, por exemplo. David L. Beck, do The Salt Lake Tribune, deu uma de jornalista-fã e exaltou: “Preciso dizer que foi o melhor show de rock que penso já ter visto?”. Nick Snow, na Deseret News, disse que Bob Dylan “deu a Salt Lake City um dos shows mais memoráveis ​​de sua história”. Aparentemente não houve quem ficasse impassível ao show que, de diferente, tinha Dylan e Joan Baez cantando Lily, Rosemary and the Jack of Hearts, canção de nove minutos do disco Blood on the tracks (1975), a primeira versão de Gates of Eden desde 1965 e um registro diferente de Black Diamond Bay, do disco Desire (1976).

E agora, tem gente disposta a completar esse álbum. Uma pessoa que usa o codinome Dylyricus lançou o site Do You Have It, com a ideia de descobrir que fã tem esse registro de Dylan, se é que alguém tem. “O recém-inaugurado Bob Dylan CenterArquivo em Tulsa, também está pesquisando. Embora tenham descoberto outras gravações perdidas de Dylan , não conseguiram encontrar esta, concluindo que não foi oficialmente capturada da mesa de som”, explica Dylyricus, que pede a qualquer pessoa que “tenha uma gravação ou qualquer outra pista” que entre em contato  em missing@doyouhaveit.info ou via Twitter ou Facebook.

Dylan, por sinal, vai voltar a Salt Lake City no dia 30 de junho, o que está animando a turma a procurar mais ainda pela apresentação – tanto que já rolou um pedido especial a fãs que vão ao show, caso eles tenham algo guardado desde aquela época. E aí, será que rola?

Via Rolling Stone

Trending

Sair da versão mobile