Cultura Pop
Por que você deve participar do crowdfunding do livro “A maçã”?
(esse textinho é, como diz o próprio título, uma tentativa – esperamos que muito bem sucedida – de convencer você a participar do crowdfunding do livro A maçã: o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX ).
Vamos resumir o título do livro para A maçã, para não tomar mais linhas e caracteres do que o necessário. Escrito e compilado pela Aline Haluch, designer do nosso podcast Pop Fantasma Documento, o livro conta, em texto e imagem, a história da revista A maçã, lançada no (vejam só) Carnaval de 1922 pelo escritor, cronista e colunista Humberto de Campos. Humberto assinava o trabalho com o nome Conselheiro XX, que costumava usar em seus trabalhos de teor, vamos dizer assim, mais liberal.
A revista circulou entre os anos de 1922 e 1929, e os números que rolam por aí na mão de colecionadores mostram que uma das maiores características da publicação (e de Humberto como editor) era uma abordagem bastante ferina de assuntos da vida carioca. Já que a revista surgiu no Carnaval, nada melhor do que falar de relacionamento homem-mulher, de figuraças da sociedade, de festas, de política, e até dos desejos da época – com direito a desenhos e fotos reveladoras, além de muitas caricaturas. Se você se identifica com o design, com o estilo gráfico e até mesmo com as roupas e visuais da época, tem uma grande chance de você gostar do livro.
A ideia original do livro, que veio de uma dissertação de mestrado era compilar, pesquisar, jogar luz sobre uma revista pouco conhecida e sobre nomes nem tão lembrados do jornalismo e do design – mas A maçã é bem mais que isso. É um livro importantíssimo para quem curte histórias do dia a dia carioca, das festas e diversões do Rio, e em especial, para quem tem grandes recordações do formato revista. Já que não é fácil pegar um exemplar de A maçã para ler, dá pra curtir imagens dos exemplares, capas, fotos, alguns textos e a pesquisa da Aline sobre a revista e a época em que ela foi lançada.
“A ideia da pesquisa era mostrar que havia design como exercício profissional antes do ensino existir no Brasil (assim como o jornalismo e a Publicidade). Foram profissões que nasceram no fazer. E para afirmar a minha hipótese eu fiz uma análise gráfica muito detalhada e a análise de discurso dos textos”, diz Aline.
Já se você curte literatura, A maçã é uma chance enorme de conhecer mais de perto a obra de Humberto de Campos, um escritor bastante prolífico, que morreu cedo (aos 48 anos) e chegou a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Apesar de ele ter chegado a dizer que em muitos anos seu nome seria esquecido, não era o que parecia que iria acontecer em 1934, quando Humberto morreu – naquela época, ele era um escritor bastante popular, e um de seus últimos lançamentos foram justamente suas memórias.
Aliás, um tempo após a partida de Humberto, chegaram a sair livros psicografados por Chico Xavier, creditados a ele. A família de Humberto não gostou, processou e os livros psicografados passaram a sair com o nome de irmão X (!). Mais uma das histórias curiosas ligadas ao escritor, enfim. E uma demonstração de que, sim, de tempos em tempos, o nome dele volta à tona, vira assunto e ganha mais fãs.
O crowdfunding do livro, na verdade, é um pós-lançamento: A maçã já havia saído pela editora do Senac e a edição impressa saiu de catálogo. Só que Aline comprou um lote de exemplares que sobraram e decidiu vender os livros autografados, com alguns brindes, que você conhece aqui. Bora conhecer o livro e participar? Clique aqui pra entrar nessa.