Cultura Pop
Peraí, que história é essa de Shiny Happy People, do R.E.M., quase ter sido o tema de Friends?
Shiny happy people, do R.E.M., é vício pra muitos fãs do grupo – está em terceiro lugar na plataforma Spotify, o clipe passou tantas vezes que muitos admiradores da banda decoraram a coreografia, etc. Visto hoje, o clipe parece ter tido mais influência na Turma do Didi do que no rock dos anos 1990 e 2000. A canção, por sua vez, apresentou o R.E.M. para um novo público, e poderia ter apresentado a banda para um público, digamos, mais numeroso ainda. Ou pelo menos um público diferente. Se é que é possível.
Isso porque quando a Warner lançou a série Friends, em 1994, a empresa queria de qualquer jeito que o tema de abertura fosse… Shiny happy people, que já havia feito um enorme sucesso, e tinha, pelo menos na visão de algumas pessoas da empresa, a cara da série. A canção chegou a ser usada no piloto da série, quando ela se chamava Friends like us. Se você nunca viu o tal piloto, o vídeo está aí embaixo.
Em 1994, o R.E.M. estava mais preocupado com o lançamento de um de seus melhores discos, Monster – que por acaso chegou às lojas cinco dias após a estreia de Friends, em 27 de setembro. Também estava próximo de fazer sua primeira turnê em seis anos, e de enfrentar problemas graves na volta à estrada – Bill Berry (baterista) e Michael Stipe (voz), por exemplo, foram parar na mesa de cirurgia. O tal pedido para que Shiny happy people fosse usado foi negado, e a Warner teve que correr atrás de outra banda.
Os Rembrandts, igualmente contratados pela Warner, foram convidados, e gravaram com exclusividade I’ll be there for you, uma parceria dos dois integrantes do grupo (Phil Solem e Danny Wilde) com o diretor musical Michael Skloff, os produtores executivos Marta Kauffman e David Crane e a compositora Allee Willis.
No começo, detestaram a ideia e chegaram a pedir para nem aparecerem como intérpretes ou autores. Só que a música, além de tocar na telinha, passou a tocar intermitentemente no rádio e a banda se viu obrigada a estender o curto tema de abertura para uma canção de verdade. O disco do grupo de 1995, LP, já estava fabricado quando a Warner mandou incluir a nova faixa. “Eles já tinham feito cem mil cópias. Não me lembro se eles se lembraram deles ou acabaram em uma lixeira, mas tudo foi reconfigurado para acomodar essa música”, contou Solem num papo com a Variety.
Por acaso, só fugindo um pouco mais do assunto, existe um clipe da faixa. Com participação dos atores de Friends, claro.