Crítica

Ouvindo: Divorce, “Drive to Goldenhammer”

Published

on

Goldenhammer, a cidade do nome da estreia do Divorce, Drive to Goldenhammer, não existe de verdade. Pelo que a banda anda falando em entrevistas, é complicado definir o que é a tal cidade, mas ela é uma maneira carinhosa de se referir à região inglesa de East Midlands, lugar de onde eles vieram – mais aproximadamente de Nottingham, quartel-general do quarteto.

Como basicamente o Divorce é um grupo de alt-country, o som deles tem muito de estradeiro, e do calor da jornada até o tal local. É o que rola no bittersweet da estradeira Antarctica, que abre o álbum (e cuja letra fala metaforicamente sobre o fim de um relacionamento longo), no sentimento de ausência da bossa country Lord, e na tristeza infinita da balada-blues Fever pitch, com coral gospel soando como se tivesse sido gravado ao contrário e guitarras dobradas a la Cheap Trick.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Essas são as três primeiras músicas do álbum, e meio que já dão o tom de Drive to Goldenhammer, um disco que fala de amor, perdas, tristezas e da vontade de fazer o mundo girar ao contrário para evitar os sofrimentos, com melodias que acompanham o tom. Karen, tomada por violões e vocais que variam de tom, é balada country sombria e pesada. Uma sombra que surge também nas guitarras rangendo de Jet show e na melancolia de Old broken string, e que é alternada com o soft rock de Parachuter e o estilo herdado de Kate Bush de All my freaks – um conto maluco que, segundo a banda, é um inventário sobre o dia a dia de quem lida com arte (fantasmas, cachês baixos, solidão), embora isso não esteja nada claro na letra.

Drive to Goldenhammer é também o disco da vigorosa Hangman, de Where do you go – um jazz-blues que remete a Lou Reed – e das três partes da imaginativa Pill, uma canção sobre amor, amizade e coragem. O Divorce tem sido bastante falado (lá fora) e merece todo o destaque já conseguiu.

Nota: 9
Gravadora: Gravity Records
Lançamento: 7 de março de 2025.

Trending

Sair da versão mobile