Crítica

Ouvimos: Young Knives, “Landfill”

Published

on

  • Landfill é o sexto álbum do grupo britânico Young Knives, formado por Henry Dartnall (voz, guitarra) e Thomas Bonsu-Dartnall (voz, baixo, teclados).
  • Em 2020, a Vice incluiu She’s attracted to, música dos Young Knives, numa lista controversa que apontava “as 50 melhores músicas indie de aterro sanitário de todos os tempos” (ou seja: “The Top 50 greatest landfill indie songs of all time”). A afronta ficou na cabeça da dupla, até que Henry e Thomas decidiram dar a seu disco o nome Landfill.
  • “Perguntei: ‘por que estamos nessa briga para escolher o nome?'”, disse Henry aqui. “O disco fala de coisas que são bem transitórias. Quero dizer que está tudo apenas no final. É como a refeição legal que você come se transformar em merda quatro horas depois”, brincou.

Um tempo atrás, Maria Bethânia disse que quando Adriana Calcanhotto trancava-se num estúdio para gravar um disco, “as gravadoras deviam ficar loucas”, por causa do tom criativo e ousado que ela impunha a seus álbuns. Bom, provavelmente a banda britânica Young Knives não causa o mesmo efeito nas majors da Europa e dos Estados Unidos, mas se em algum momento o som não-identificável deles cair nas mãos de uma turma pop, pode acabar influenciando muita gente.

Isso porque Landfill, disco novo do grupo, chega a ser viciante. Você pode ficar sem escutar o álbum por alguns meses ou até esquecê-lo – na primeira vez que ouvir, vai ficar querendo acompanhar o disco como se fosse uma série, com vários episódios, plot twists e situações que você nem imagina que podem acontecer. O disco soa como um conto espacial dividido em vários movimentos, partindo do chamber rock de A memory of venom, com piano circular, sintetizador leve, além de bateria e efeitos de percussão dando um ar de caixa de guerra no fim da faixa.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Ugly house tem riff quase elástico de guitarra, bateria com bastante eco, e ritmo quebrado como num pós-hardcore – só que, assim como a próxima faixa, Cause & effect, há referências de jazz e psicodelia em meio aos sons estilingados de guitarra e baixo e aos vocais distorcidos. A letra dessa última faixa é um primor de zoação anti-algoritmos, com frases como “você tem que desejar muito mais, tem que ser uma solução/não, foda-se, não há nada, vamos ficar mais bêbados”, “existe um creme que você pode obter para isso, coloque-o na sua lista de desejos/(aprendizado cem por cento)/mas não pesquise no Google, não se você não quiser que apareça no seu histórico” – encerrando com o nome da faixa sendo dito em meio à frase “eu realmente gosto da parte em que você canta o nome da música no refrão”.

Na parte inicial de Landfill, os Young Knives ainda conseguem soar como um The Fall com certo tino pop (o sombrio guitar rock The people from the second way), e inserir uma canção com tags de psicodelia e pós-punk (Dissolution). O plot twist surge quando aparece No sound, que parece uma bossa-samba de Jorge Ben relida por Sergio Mendes, só que em tom fantasmagórico, sujo e ruidoso. Vocais doídos e um clima que lembra tanto Van Morrison quanto Serge Gainsbourg dão as caras em Your car has arrived. Climas assustadores e espaciais que lembram Mutantes e Sun Ra são a tônica de Gone, gone completely gone, um conto sombrio sobre o desaparecimento do povo de uma localidade, aberto como um blues em compasso ternário, e encerrado com morte súbita.

No fim do álbum, uma espécie de minisssuíte, Love the knifes, abre em clima amedrontador, prossegue como um Burt Bacharach punk, e atira o/a ouvinte numa torrente de ruídos que lembra o som da banda alemã Faust. Fresh meat encerra tudo, abrindo como uma balada tranquila em tons de jazz, e partindo para um ambient ruidoso e espacial, que lembra bandas pouco lembradas dos anos 1960, como Fifty Foot Hose e The United States Of America.

Nota: 8,5
Gravadora: Gadzook
Lançamento: 24 de janeiro de 2025

 

Trending

Sair da versão mobile