Crítica

Ouvimos: Xiu Xiu, “13’ Frank Beltrame Italian Stiletto with Bison Horn Grips”

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  • 13’ Frank Beltrame Italian Stiletto with Bison Horn Grips é o décimo-quarto álbum da banda de vanguarda norte-americana Xiu Xiu. O grupo é formado por Jamie Stewart (guitarra, teclados, programações, voz), David Kendrick (bateria) e Angela Seo (teclados, percussão, piano, voz)
  • O título do disco vem de um canivete (!) de Jamie, “Os canivetes, desde a década de 1950, são um símbolo quase clichê da estética do ‘cara durão’. Mas como um instrumento de violência, eles são bastante inúteis… Servir como um símbolo de violência e medo, mesmo sendo bastante inútil, é um símbolo fascinante da violência em geral”, contou ao site Our Culture.
  • Stewart e Angela, que são amigos muito próximos, mudaram-se de Los Angeles para Berlim, na Alemanha. “A mudança não influenciou tanto, mas não estar em Los Angeles influenciou . Eu não esperava sentir tanta falta quanto sinto. Eu presumi que me mudar para Berlim seria um recomeço, mas foi como me ajustar a um conjunto diferente de problemas, o que então me fez sentir que não há lugar bom no mundo e que todo lugar é uma porra de um saco”, contou, rindo, Stewart.

Com discos lançados um atrás do outro, o grupo de vanguarda Xiu Xiu é tido como inacessível – e alguns críticos musicais andam falando que o novo álbum, que tem um nome bem grande, é o mais comercial deles. Comercial, evidentemente, à moda do Xiu Xiu. Em outros tempos,  Jamie Stewart, David Kendrick e Angela Seo se pareciam com a mistura quase exata de Jards Macalé, David Byrne e Brian Wilson, unindo vocais angustiados ou sussurrados, e experimentações musicais “ambientais”, cheias de surpresinhas.

13′ Frank Beltrame Italian Stiletto with Bison Horn Grips lembra algo como o Mercury Rev tentando soar como o Radiohead ou o Nine Inch Nails, muito embora o disco abra com um tema susurrado e tocado apenas no sintetizador (Arp Omni, por acaso o nome de um antigo synth polifônico, queridíssimo da turma pós-punk). Mas ele prossegue com o terror musical da suingada Maestro one chord e com a paredinha de guitarras e teclados da pesada Common loon, indicando que quem se interessa por ambient music e experimentações herdadas do pop setentista está no público-alvo do Xiu Xiu (na verdade sempre esteve, e vários discos do grupo deixaram isso claro).

Dentre as nove faixas do disco, chamam a atenção também o cruzamento de Joy Division e David Bowie (na fase Low) de Pale flower, o suingue psicodélico de Veneficium (que indica que, se bobear, o Xiu Xiu andou ouvindo Boogarins), o peso techno da fria Sleep blvd e o ragga metal de T.D.F.T.W. De modo geral, é o Xiu Xiu se esforçando para mostrar que a estranheza musical está ao alcance de todos.

Nota: 8,5
Gravadora: Polyvinyl

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