Crítica
Ouvimos: Tontom, “Mania 2000” (EP)
- Mania 2000 é o EP de estreia de Tontom, aliás Antonia Périssé de Farias, 17 anos, filha da atriz Heloísa Perissé e do cineasta Mauro Farias. Além de tocar piano desde os 17 anos, ela já atuou como atriz no musical Djavanear e no longa Uma fada veio me visitar, protagonizado por Xuxa e baseado no livro de mesmo nome de Thalita Rebouças.
- O EP foi puxado pelo single Tontom perigosa, que recentemente chegou a primeiro lugar do Top 1 Viral Brasil do Spotify, e já teve quase 850 mil reproduções na plataforma. O disco tem produção de Guilherme Lirio, que já tocou com artistas como Gilberto Gil.
Uma recente discussão (puxada, entre outras coisas, pela maneira como o Spotify tratou faz pouco tempo um disco recente da banda piauiense NöVA, acusando o grupo de ter lançado mão de plays maliciosos) puxou a carta do lado sombrio de certas plataformas – algo que surge também nesse vídeo do produtor e músico Felipe Vassao. Chegar em primeiro lugar nos virais do Brasil quer dizer muita coisa, e ao mesmo tempo pode também não querer dizer nada a respeito de gosto médio. É algo que mostra o que o povo supostamente quer ouvir, ao mesmo tempo que mostra o que fica mais de frente para todo mundo em plataformas como Spotify e Tik Tok.
Um viral recente foi Tontom Perigosa, primeiro single de Antonia Périssé de Farias, a Tontom, 17 anos, filha da atriz Heloísa Perissé, primeiro lugar do Top 1 Viral Brasil, do Spotify. Como observou um texto do site Popload, a música pegou mais que praga de piolho em creche também no Tik Tok, onde Tontom costuma postar bastante – e onde a geração à qual ela pertence está até mais presente que no Instagram, por exemplo. O single adiantou o EP Mania 2000, que saiu em maio.
A posição de filha de famosos que liderou uma parada no Spotify pode acabar escondendo que Mania 2000 pode até, de fato, virar mania – talvez não tanto quanto Acorda Pedrinho, sucesso do grupo Jovem Dionísio, virou tem dois anos, mas tem potencial. Produzida pelo mesmo Guilherme Lírio que toca guitarra com artistas como Ana Frango Elétrico, Tontom chega ao mercado fazendo um som que poderia ter arranjos e/ou produção de nomes como Liminha e Lincoln Olivetti – as faixas são pop, dançantes, trazem referências de MPB dos anos 1970 e 1980, e são músicas mais para tocar no violão do que propriamente para se tornarem a mais nova novidade pop.
Como iguais e Crises 2000, abertura e encerramento do disco, seguem entre referências que vão do pop olivettiano a Gilberto Gil (com quem Lírio tocou). Tontom perigosa é um disco-rock com sotaque carioca, mais delicado do que provocativo (e o lado “perigoso”, claro, soa mais como uma brincadeira em todo o disco). Cantada em inglês, Sunshine é o lado Lana Del Rey-Billie Eilish do EP. Mania 2000 tem ainda uma bossa nova fofa, Vê se atrasa. MPB pop com cara renovada.
Nota: 8
Gravadora: Independente.