Crítica
Ouvimos: The Ophelias, “Spring grove”
Boa parte do material do novo disco do The Ophelias, Spring grove, foi pinçado de coisas do passado – agendas e diários antigos da vocalista Spencer Peppet serviram de inspiração para as músicas novas. Como resultado, um disco com uma poética bastante crua ao falar de amores que já se foram. Tudo emoldurado por um clima sombrio, dividido entre extremos, o folk e o noise pop – e cuidado de perto pela produtora Julien Baker.
Justamente por ter Julien na produção, Spring grove é recomendado para quem curte o Boygenius, banda da qual ela participa, além dos trabalhos das integrantes do grupo. Só que The Ophelias, mesmo quando adotam violões e sons mais tranquilos, têm uma relação prodigiosa com o barulho musical.
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O ruído ameaça surgir em músicas como Open sky e Cumulonimbus, e dá um tom misterioso e impreciso, como numa foto envelhecida, à faixa-título. Em Vulture tree, canção de versos estranhos (“os especialistas dizem para limpar a dor / para incendiar sua memória / mas os pássaros na árvore estão rindo / eles sabem que é um jogo”), o clima é montanhês – mas a montanha está nas sombras.
Lá por certa altura do disco, as guitarras começam a ficar mais altas e formam paredes espessas. Salome tem certa cara de Pixies, Cicada é guitar rock com delicadeza e clima estradeiro, Parade é um folk triste e quase ternário em que as guitarras vão surgindo, Snapshooter e Say to you são sons de quem ouve tanto Suzanne Vega quanto Hüsker Dü. Crow, por sua vez, é um soft rock ligeiramente hipnotizante, graças às cordas, aos vocais e a uma letra em que a autoestima lambe o chão (“eu posso rastrear seu paradeiro / eu me acalmo antes de enviar uma mensagem / como se pudesse te segurar contra sua vontade”).
Nota: 8,5
Gravadora: Get Better Records
Lançamento: 4 de abril de 2025